A China intensifica controle sobre terras raras, ações da MP, LAC e TMQ disparam

Aumento nas Ações de Mineradoras de Terras Raras nos EUA

As ações de mineradoras de terras raras e minerais críticos nos Estados Unidos apresentaram uma alta significativa na quinta-feira, após o governo da China endurecer as restrições sobre as exportações. Esse movimento alimentou especulações no mercado de que a administração Trump tomará medidas mais agressivas para investir na construção de uma cadeia de suprimentos doméstica.

Desempenho das Ações

Diversas empresas do setor registraram aumentos notáveis nas suas ações. A Ramaco Resources viu suas ações subirem 12%. A Energy Fuels teve um crescimento próximo a 8%. A USA Rare Earth registrou uma alta de mais de 7%, enquanto a MP Materials teve um aumento maior que 6%. Outras empresas como a Lithium Americas e a Trilogy Metals também apresentaram números positivos, com altas superiores a 4% e 6%, respectivamente.

Novas Restrições da China

O governo chinês, por meio do Ministério do Comércio, exige que entidades estrangeiras obtenham uma licença para exportar produtos que contenham mais de 0,1% de terras raras de origem doméstica. Além disso, as empresas precisarão de licenças de exportação se utilizarem a tecnologia chinesa para extração, refino ou reciclagem de ímãs.

Essas restrições foram implementadas antes de uma reunião esperada entre o presidente Xi Jinping e o presidente Donald Trump, agendada para o dia 31 de outubro, na Coréia do Sul. As terras raras têm sido um ponto de discórdia significativo nas negociações comerciais entre Pequim e Washington.

Avaliação pelo Governo dos EUA

Um porta-voz da Casa Branca informouque as agências relevantes estão avaliando cuidadosamente qualquer impacto das novas regras, que foram anunciadas sem aviso prévio e impostas, aparentemente, em uma tentativa de controlar as cadeias de suprimento tecnológico em todo o mundo.

Acusações de Manipulação de Mercado

A Casa Branca e a indústria de minerais críticos dos Estados Unidos acusaram a China de manipular o mercado com a intenção de eliminar a concorrência estrangeira. As terras raras são insumos cruciais para várias plataformas de armas dos EUA, robótica, veículos elétricos e eletrônicos, entre outras aplicações.

Investimentos da Administração Trump

Neste ano, a administração Trump tomou participação acionária na MP Materials, na Lithium Americas e na Trilogy Metals, como parte de seus esforços para estabelecer uma cadeia de suprimentos doméstica que possa competir com a China.

Relações com a Administraçâo Trump

Embora a USA Rare Earth e a Energy Fuels ainda não tenham firmado acordos com a Casa Branca, seus CEOs afirmaram à CNBC que mantêm um contato próximo com a administração Trump, demonstrando uma disposição colaborativa para reforçar a presença norte-americana no setor de terras raras e minerais críticos.

Essas movimentações refletem um cenário de crescente incerteza e concorrência no mercado global de minerais, especialmente em um contexto onde as políticas de exportação da China têm o potencial de impactar significativamente não apenas a economia dos Estados Unidos, mas também a dinâmica do comércio internacional.

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

FAQ: Por que os Estados Unidos acabaram de oferecer um auxílio de $20 bilhões à Argentina?

A dominância da OpenAI é algo que Silicon Valley nunca testemunhou antes.

A temporada de resultados começa com os relatórios dos grandes bancos.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais