A China mira cinco subsidiárias da sul-coreana Hanwha Ocean nos EUA, fazendo as ações caírem 8%

Queda nas Ações da Hanwha Ocean

As ações da construtora naval sul-coreana Hanwha Ocean caíram mais de 8% na terça-feira após a China impor sanções a cinco de suas subsidiárias nos Estados Unidos. Esta decisão aumentou as tensões entre Pequim e Washington devido ao suposto envolvimento das subsidiárias em investigações relacionadas à indústria de transporte marítimo chinesa.

Subsidiárias Sanccionadas

As subsidiárias sancionadas incluem Hanwha Shipping LLC, Hanwha Philly Shipyard Inc., Hanwha Ocean USA International LLC, Hanwha Shipping Holdings LLC e HS USA Holdings Corp. Essa informação foi divulgada em um comunicado do Ministério do Comércio da China.

Um porta-voz do Ministério do Comércio (Mofcom) declarou em uma nota, traduzida pela CNBC: "As subsidiárias da Hanwha nos EUA assistiram e apoiaram as investigações e medidas do governo dos EUA contra os setores marítimo, logístico e de construção naval da China. A China está profundamente insatisfeita e se opõe de forma resoluta a isso."

Efeitos Imediatos das Sanções

A ordem das sanções, que entrou em vigor imediatamente, proíbe organizações e indivíduos chineses de realizarem negócios com as empresas sancionadas. O ministério acrescentou que esta ação foi tomada para proteger a soberania e a segurança da China.

A Hanwha Ocean não forneceu uma resposta imediata ao pedido de comentários da CNBC.

Novas Taxas de Porto e Retaliação Chinesa

Na mesma terça-feira, Pequim confirmou que começou a cobrar taxas adicionais de porto para embarcações com vínculos americanos, esclarecendo que os navios construídos na China estariam isentos dessas cobranças.

Esse movimento segue a decisão dos Estados Unidos de impor taxas elevadas sobre os navios chineses que atracarem em portos americanos, a partir de terça-feira, às 12:01 da manhã, horário de verão da costa leste dos EUA (EDT). Em retaliação, a China estabeleceu uma cobrança similar de 400 yuan (equivalente a 56 dólares) por tonelada líquida para embarcações americanas a partir da mesma data. Os navios porta-contêineres podem variar de 50.000 a 220.000 toneladas.

Restrições sobre Exportações de Terras Raras

Além disso, Pequim anunciou um novo sistema para restringir as exportações de terras raras e ampliou sua lista negra de empresas norte-americanas. Em resposta a essas ações, o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou impor tarifas adicionais de 100% sobre as importações chinesas, levando Pequim a afirmar que suas restrições às terras raras são uma medida "legítima".

Investigação do Ministério dos Transportes da China

Em uma declaração separada, o Ministério dos Transportes da China informou que iniciou uma investigação sobre o impacto da investigação da Seção 301 de Washington nas indústrias de transporte marítimo e construção naval do país.

O ministério explicou que a consulta também avaliará se empresas, organizações ou indivíduos ajudaram os Estados Unidos na realização de "comportamentos discriminatórios e restritivos" contra a cadeia de suprimentos de transporte marítimo da China.

Fonte: www.cnbc.com

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