Queda nas Taxas de Juros de Hipotecas
Na última semana, as taxas de juros para hipotecas caíram para o menor nível registrado em um mês, incentivando mais mutuários a refinanciar seus empréstimos. No entanto, os potenciais compradores de imóveis não demonstraram o mesmo entusiasmo.
Taxas de Juros de Hipotecas
O índice médio de taxa de juros para hipotecas de 30 anos com valores conformes, que se referem a empréstimos de até US$ 806.500, diminuiu de 6,42% para 6,37%. Além disso, os pontos também diminuíram, passando de 0,61 para 0,59, considerando a taxa de origem dos empréstimos que exigem um pagamento de entrada de 20%.
Aumento nas Solicitações de Refinanciamento
Como resultado desta queda nas taxas, as solicitações para refinanciar um empréstimo habitacional, que são altamente influenciadas por variações semanais nas taxas de juros, apresentaram um aumento de 4% na semana, refletindo um crescimento de 81% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são provenientes do índice ajustado sazonalmente da Associação de Bancos Hipotecários (Mortgage Bankers Association). Vale notar que a taxa de juros para hipotecas fixas de 30 anos estava 15 pontos-base mais alta no ano passado.
Joel Kan, economista da MBA, comentou: "O índice de refinanciamento aumentou 4%, impulsionado por um aumento de 6% nas refinanciamentos convencionais e um crescimento de 12% nas solicitações de refinanciamento da FHA, à medida que os mutuários permanecem atentos a essas oportunidades de reduzir seu pagamento mensal da hipoteca. As refinanciamentos do VA, por outro lado, mostraram uma tendência oposta e caíram 12%."
Aumento na Demanda por Hipotecas Ajustáveis
Kan também ressaltou que a demanda por hipotecas de taxa ajustável (ARM, na sigla em inglês) teve um novo aumento. "As solicitações de ARM aumentaram 16% na semana, elevando a participação das ARM para 11%, com a taxa de ARM sendo mais de 80 pontos-base inferior à taxa fixa de 30 anos", acrescentou.
Análise das Solicitações de Compra de Imóveis
As solicitações para hipotecas destinadas à compra de imóveis caíram 5% na semana e apresentaram um aumento de 20% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os compradores estão encontrando uma maior oferta no mercado, e os preços estão começando a se estabilizar ligeiramente em algumas áreas. Entretanto, muitos estão aguardando, na expectativa de que as taxas de juros diminuam ainda mais.
Novas Taxas de Juros para a Semana
Nesta semana, as taxas de juros de hipotecas apresentaram uma nova queda, de acordo com uma pesquisa separada da Mortgage News Daily. "Alguns credores estão oferecendo suas taxas mais baixas em mais de um ano, e alguns em mais de três anos", escreveu Matthew Graham, diretor operacional da MND, embora não haja uma razão específica para essa recuperação de queda.
Comportamento do Mercado Imobiliário
As solicitações de ARM geralmente aumentam quando as taxas de juros gerais sobem, ao invés de quando caem. O aumento atual diz mais respeito aos altos preços das casas do que às taxas de juros em si. Os compradores estão fazendo todo o possível para se permitir adquirir o que está disponível no mercado.
Fonte: www.cnbc.com