A inflação da América voltou a 3%. Acima da média, mas ainda sob controle.

Custos de Vida Aumentam nos EUA

Os custos de vida nos Estados Unidos se tornaram ainda mais elevados no último mês, com os preços subindo na taxa mais rápida desde o início do ano.

Dados Recentes de Inflação

Os preços ao consumidor aumentaram 0,3% em setembro, elevando a taxa anual de inflação de 2,9% para 3%. Este é o nível mais alto desde janeiro, de acordo com dados do Escritório de Estatísticas Trabalhistas (Bureau of Labor Statistics – BLS) divulgados na sexta-feira. Os preços dos combustíveis, que subiram 4,2% para gasolina comum (sendo este o maior aumento mensal desde agosto de 2023), foram os principais responsáveis por esse aumento mensal, conforme os dados do BLS.

Preços de Alimentos

Além disso, os preços dos alimentos aumentaram em um ritmo mais moderado em comparação com agosto, mês em que os preços de supermercado dispararam com a maior taxa em quase três anos.

Expectativas de Economistas

Os economistas esperavam que a inflação continuasse acelerando, com uma previsão de aumento de 0,4% para o mês e 3,1% em relação ao ano anterior, de acordo com estimativas da FactSet.

Índice de Preços ao Consumidor (IPC) Sem Alimentos e Energia

Excluindo alimentos e energia, que podem apresentar alta volatilidade, o índice de preços ao consumidor (CPI) core aumentou 0,2% em setembro, com a taxa anual de inflação estabilizando-se em 3%.

Impacto nas Finanças dos Consumidores

Embora os dados de inflação apresentados na sexta-feira tenham superado as expectativas dos economistas, eles servem como um lembrete preocupante de que os preços continuam a aumentar em um ritmo mais acelerado do que seria considerado normal.

Em decorrência da inflação, o lar americano típico está gastando, em média, US$ 208 a mais por mês em setembro para adquirir os mesmos bens e serviços em comparação com um ano atrás. Além disso, este valor é de US$ 1.043 superior ao que os consumidores gastavam no início de 2021, após a pandemia, conforme dados recentes da Moody’s Analytics.

Particularidades do Relatório de Setembro

O relatório de setembro é notável por ser o primeiro relatório econômico federal importante divulgado desde o fechamento do governo dos EUA em 1º de outubro.

O CPI de setembro, que estava originalmente agendado para ser divulgado em 15 de outubro, está sendo publicado de forma atrasada para que o governo possa atender aos prazos necessários para realizar ajustes no custo de vida em relação aos pagamentos da Previdência Social de 2026.

Reação do Mercado Financeiro

Após a divulgação dos dados, os futuros das ações tiveram um aumento expressivo, impulsionando as expectativas de que o Federal Reserve poderá manter seus planos de redução de taxa de juros. Os futuros do Dow subiram 268 pontos, equivalente a 0,57%. Os futuros do S&P 500 aumentaram 0,7%, enquanto os futuros do Nasdaq 100 ganharam 1%.

Esta matéria está em desenvolvimento e será atualizada.

Fonte: www.cnn.com

Related posts

Índices Asiáticos em Foco: Nikkei 225, Kospi, Hang Seng e Nifty 50

Democratas conquistam grandes vitórias na noite da eleição: Mamdani, Sherrill e Spanberger.

O forte crescimento da Uber torna-a uma boa oportunidade de compra em momentos de fraqueza, diz Jim Cramer.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais