À medida que a paralisação se estende, veja como isso pode afetar a economia.

Paralisação do Governo Federal

A paralisação do governo federal já dura todo o mês e está em vias de se tornar a mais longa da história.

Embora a história mostre que a economia tende a se recuperar de uma paralisação em poucos meses, cada dia que a situação se arrasta aumenta o risco de que a economia não apenas se dobre, mas comece a se romper — afetando, assim, os meios de subsistência das pessoas, afirmam economistas.

Mark Zandi, economista-chefe da Moody’s Analytics, afirmou: “A economia é frágil e, portanto, algo como uma paralisação do governo pode se tornar um problema maior muito mais rápido do que as pessoas podem imaginar”.

Diane Swonk, economista-chefe da KPMG, complementou que “os efeitos negativos começam a se acumular rapidamente, tornando-se mais amplos e causando danos colaterais”. Ela ainda expressou que “isso é como uma bola de neve descendo uma colina, ganhando impulso e massa”.

Prever algo que se torna cada vez mais imprevisível é uma tarefa impossível, mas é possível analisar como a paralisação pode reverberar por meio de áreas críticas da vida cotidiana.

Mercado de Trabalho

Antes da interrupção, o mercado de trabalho dos EUA já enfrentava dificuldades.

Estava em um ambiente de baixa contratação, baixa demissão e baixa rotatividade. Os empregadores, paralisados pela alta incerteza econômica e política, postergaram investimentos e a ampliação de suas equipes. Algumas empresas aproveitaram esse período para explorar a inteligência artificial e outras tecnologias, testando assim o descriptor “baixa demissão” ao anunciarem demissões em massa nas últimas semanas.

Zandi afirmou que “não estamos realmente criando empregos significativos”.

Diante desse cenário, os ganhos tímidos de emprego podem se transformar em perdas mais profundas se as redes de proteção social se deteriorarem, mais salários deixarem de ser pagos a trabalhadores federais e contratados, e os cortes de gastos reverberarem pelo setor privado, levando empresas a demitir ou até mesmo fechar, informou.

A redução de taxas de juros e uma maior clareza em torno de acordos comerciais e tarifas deveriam impulsionar uma recuperação nas contratações até 2026, notou Nicole Bachaud, economista de trabalho do site de empregos ZipRecruiter.

Ela acrescentou: “No entanto, as tarifas devem reduzir o consumo antes do fim do ano, e uma paralisação prolongada poderia minar ainda mais a confiança do consumidor”. “Isso atrasaria os planos de contratação que poderiam se materializar, mantendo o mercado de trabalho estagnado”.

A confiança do consumidor nos EUA em outubro caiu para seu nível mais baixo desde abril, quando o presidente Donald Trump anunciou uma extensa gama de tarifas elevadas sobre produtos importados, de acordo com o índice mais recente do The Conference Board divulgado esta semana.

Saúde e Economia do Cuidado

A expiração dos subsídios premium aprimorados para a cobertura da Lei de Cuidados Acessíveis está no cerne do impasse no Congresso sobre como financiar o governo federal e acabar com a paralisação.

Os democratas exigem que um pacote de financiamento de curto prazo inclua uma extensão da assistência aprimorada, enquanto os republicanos afirmam que não negociarão até que o governo reabra.

A abertura do período de inscrição começa em 1º de novembro, e mais de 22 milhões de americanos que utilizam o mercado de seguros de saúde federal devem ver seus prêmios mensais aumentarem em média 26%, segundo uma análise da KFF.

Além disso, em 1º de novembro, mais de 65 mil crianças e famílias em 41 estados e Porto Rico correm o risco de perder acesso a programas Head Start, que oferecem educação pré-escolar e recursos de desenvolvimento infantil para lares de baixa renda.

Qualquer fechamento de centros pode rapidamente aumentar a dificuldade financeira para famílias de baixa renda. As interrupções na assistência infantil têm mostrado impactar negativamente a participação na força de trabalho (particularmente entre as mulheres), o crescimento da produtividade e o crescimento econômico como um todo.

Quanto mais longa a paralisação, maior a probabilidade de haver um impacto negativo maior sobre a atividade econômica total, disse Joe Brusuelas, economista-chefe da RSM US.

Ele afirmou: “E essa não é uma atividade econômica que é simplesmente postergada ou retardada; você está criando uma condição de atividade econômica que simplesmente não acontece”.

Há o emprego que não é preenchido, a viagem que não é feita e os gastos das festas de fim de ano que não ocorrem.

Zandi, da Moody’s Analytics, acrescentou: “Em algum ponto, as coisas começam a quebrar porque simplesmente não estão sendo feitas”. Quando essa situação realmente se agrava e afeta a economia mais ampla é quando começa a afetar a confiança — a confiança do consumidor, dos negócios e dos investidores — o mercado de ações começa a perceber e, em vez de subir continuamente, começa a oscilar e a cair.

Se a paralisação continuar depois do Dia de Ação de Graças, “não haverá recuperação rápida”, afirmou, acrescentando que isso causará “danos que serão duradouros”.

O consumo representa dois terços da atividade econômica nos EUA. Ele se manteve em grande parte resistente, apesar da enorme incerteza e da inflação persistentemente alta.

No entanto, é provável que isso tenha ocorrido devido a uma economia cada vez mais bifurcada, ou “em K”. Consumidores ricos, impulsionados em parte por ganhos fortes no mercado, estão impulsionando mais os gastos, enquanto lares de baixa e média renda enfrentam maior pressão.

Preços e Taxas de Juros

Uma paralisação prolongada pode injetar ainda mais “correntes contrárias” em um ambiente de preços já instável, segundo Zandi.

De um lado, as interrupções nos serviços e financiamentos governamentais podem afetar o comércio e as cadeias de suprimento, aumentando os preços. Por outro lado, uma economia debilitada tornaria mais difícil para as empresas aumentarem os preços, o que poderia ajudar a manter a inflação geral sob controle.

“O saldo de tudo isso, acho que é difícil saber”, disse ele.

Ainda assim, a paralisação e seu impacto econômico poderiam dar ao Federal Reserve uma razão a mais para continuar cortando as taxas de juros, acrescentou.

O Fed está atribuindo um peso maior neste momento ao fraco mercado de trabalho do que à inflação ou às condições financeiras, afirmou. “Essa [paralisação] tornaria o mercado de trabalho já frágil ainda mais frágil”.

A interrupção pode muito bem agravar essas dificuldades para muitos americanos, especialmente para aqueles nas margens da economia.

A maioria dos americanos “não está encontrando consolo no fato de que as ações de AI estão disparando; eles estão focados em ter que pagar a fatura do cartão de crédito ou a mensalidade do empréstimo estudantil”, disse Zandi. “A economia é frágil e, portanto, algo como uma paralisação do governo pode se tornar um problema maior muito mais rápido do que as pessoas podem imaginar”.

A falta de financiamento para programas de segurança social, particularmente o Programa de Assistência Nutricional Suplementar, pode não apenas agravar a fome e a dificuldade para dezenas de milhões de americanos, mas também ameaça desestabilizar as economias locais, especialmente em áreas rurais.

Swonk, economista da KPMG, comentou: “Isso apenas adiciona insulto à injúria em uma economia que já mostrava algumas fissuras”. “As famílias de baixa e média renda estão realmente lutando, e a desigualdade tende a acirrar as divisões políticas, assim como a reação política. Portanto, isso está alimentando uma situação que já não é muito confortável”.

Ela finalizou: “É difícil quando você vê as dificuldades que já estamos enfrentando, mas esse é um problema criado pelo homem”.

Fonte: www.cnn.com

Related posts

Ações enfrentam uma enxurrada de notícias e garantimos alguns lucros.

Trump ameaça processar o JPMorgan Chase por ‘desbancarização’

Para maximizar seu potencial, faça a si mesmo esta pergunta.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais