A Ascensão dos Metais Preciosos: O Caso da Prata
O Crescimento dos Preços da Prata
Os preços da prata não ficaram atrás do ouro em sua recente valorização. Neste ano, os valores do metal prateado tiveram um aumento de aproximadamente 75%. Esse crescimento foi favorecido por investidores que buscam refúgio seguro, além de uma demanda industrial robusta e déficits de oferta persistentes.
Na quinta-feira, o preço da prata à vista alcançou um recorde histórico de 51 dólares por onça troy, ultrapassando a marca dos 50 dólares pela primeira vez desde 1980.
Motivação dos Investidores
Os comerciantes voltaram sua atenção para ativos tangíveis, como o ouro e a prata, em busca de investimentos seguros e como ferramentas de proteção contra a instabilidade geopolítica e a incerteza econômica. Essa dinâmica é impulsionada por preocupações em relação a tarifas, inflação, à independência do Federal Reserve e às dívidas do governo.
A prata tem experimentado uma forte valorização, em parte impulsionada pelo momento gerado pela impressionante capacidade de mercado do ouro. O metal prateado é considerado uma alternativa mais acessível como ativo seguro em relação ao ouro, que recentemente atingiu a marca de 4.000 dólares por onça troy, pela primeira vez na história.
Declarações de Especialistas
Michael DiRienzo, CEO da Silver Institute, ressaltou recentemente em entrevista à CNN que há uma preocupação significativa em relação à economia global. Ele afirmou que, diante de tais preocupações, as pessoas costumam voltar-se para ativos tangíveis, como a prata. De acordo com DiRienzo, a prata tem a tendência de acompanhar o ouro em sua trajetória de alta.
Usos Industriais da Prata
O aumento na demanda dos investidores para a prata também é acompanhado por seus extensos usos industriais. O metal é amplamente utilizado na construção de centros de dados, painéis solares e smartphones.
Ewa Manthey, estrategista de commodities da ING, observou em um email que a "dupla função" da prata, como metal industrial e ativo de refúgio, intensificou o movimento de valorização, tornando o ano de 2025 histórico para a prata.
Preocupações com a Oferta
Há também preocupações com a oferta que podem sustentar os preços mais altos. O mercado de prata está enfrentando, pelo quinto ano consecutivo, um déficit estrutural de oferta. De acordo com Peter Grant, vice-presidente e estrategista sênior de metais da Zaner Metals, isso ocorre porque a "produção mineral estagnou", não acompanhando a crescente demanda.
Grant comentou que a combinação de uma demanda forte e crescente por prata, acompanhada de um déficit persistente de oferta, resulta em uma "receita para preços mais altos".
A Valorização do Ouro
Os preços do ouro dispararam nos últimos dois anos, impulsionados por investidores que buscam diversificar seus portfólios em direção a ativos mais seguros. A redução da dependência dos bancos centrais em relação ao dólar, aliada ao aumento nas reservas de ouro, também contribuiu para a valorização do metal.
A tendência de busca por segurança se expandiu este ano para outros metais preciosos, como a prata e o platina. Neste contexto, a prata e o platina apresentaram aumentos de aproximadamente 75% e 80%, respectivamente, superando a valorização do ouro, que subiu cerca de 51%.
Impacto no Mercado Financeiro
Os metais preciosos e o Bitcoin se tornaram, ainda, alvos de interesse para traders e gestores de fundos de Wall Street que buscam proteção contra a desvalorização do dólar.
Os investidores podem se expor à prata adquirindo barras ou moedas, ou optando por investir em fundos de índice negociados em bolsa (ETFs) que são lastreados em prata. O fundo iShares Silver Trust ETF teve um aumento de aproximadamente 68% neste ano.
Fluxo de Investimentos em ETFs de Prata
Os influxos nos ETFs de prata neste ano estão nos níveis mais altos desde 2020, conforme divulgado por Marina Smirnova, diretora de investimentos da Sprott Asset Management.
Smirnova afirmou que a "subida constante da prata está se transformando em um rompimento significativo". Além disso, ela destacou que a oferta do metal está diminuindo, o que não passa despercebido pelos investidores.
Fonte: www.cnn.com