Tragédia no Restaurante Jamile
Uma tragédia ocorreu no restaurante Jamile na semana passada, resultando na morte da cozinheira Suênia Maria Tomé Bezerra, de 51 anos.
Questões de Propriedade
Atualmente, as autoridades locais estão investigando a quem pertence o estabelecimento localizado na Bela Vista, na região central da capital paulista. Inicialmente, a imprensa informava que o restaurante era de propriedade de Henrique Fogaça, porém, o chef negou essa informação, afirmando que sua função era apenas assinar o cardápio.
Uma apuração realizada pelo portal UOL revelou a participação de várias pessoas na gestão do imóvel, incluindo o ex-deputado Alberto Hiar, conhecido como Turco Loco, e o empresário Anuar Tacach.
Registro do Estabelecimento
Conforme divulgado pela reportagem, a empresa Studio Bar e Restaurante Ltda., responsável pela abertura do Jamile em 2019, está registrada em nome de Mislaine Monteiro Silva, de 30 anos. Ela reside em um conjunto habitacional em Itapevi (SP) e, segundo dados da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), não possui participação em outras empresas. Mislaine não foi localizada para comentar a situação.
Ainda segundo a reportagem, a Studio Bar e Restaurante Ltda. enfrenta uma execução fiscal movida pela União, que reclama um montante superior a R$ 700 mil. Esta ação foi instaurada em 2023 e diz respeito a débitos do Simples Nacional, correspondentes aos anos de 2021 e 2022.
Quem é Turco Loco?
Alberto Hiar, popularmente conhecido como Turco Loco, foi deputado estadual em São Paulo, representando o PSDB entre 1999 e 2007. Além da carreira política, ele atua como empresário no setor de moda, sendo um dos sócios-fundadores da marca de roupas Cavalera.
De acordo com a reportagem, uma fatura de energia elétrica emitida em abril deste ano para o endereço do restaurante Jamile está registrada em nome da HAM Consultoria, companhia fundada por Turco Loco e sua esposa, Valéria Stek Hiar. Além disso, uma empresa da cunhada de Alberto Hiar já operou no mesmo endereço onde agora se encontra o Jamile. Em 2012, a empresa Tredici Bar e Restaurante Ltda. foi registrada no local, conforme informações divulgadas pela Agência Pública.
Os sócios da Tredici eram André Hidalgo, fundador da Casa de Criadores, Patrícia Boyd e Viviane Esteque, cunhada de Hiar. De acordo com um documento em cartório, Hanna Wadih Hiar Neto, filho de Alberto e Valéria Hiar, tinha procuração para representar a Tredici.
Posição dos Envolvidos
A assessoria do restaurante solicitou que todas as questões relacionadas ao incidente fossem enviadas por e-mail, mas até o presente momento não houve resposta por parte deles. Por sua vez, a Defesa Civil interditou o prédio do restaurante Jamile devido ao risco de colapso estrutural.
O imóvel, um casarão antigo situado na Bela Vista (SP), está classificado como irregular no Cadastro de Edificações do Município (Cedi) e passou por obras de ampliação sem a devida autorização da prefeitura. Em nota, a assessoria defendeu que o Jamile possui um alvará de funcionamento vigente, emitido após o cumprimento das exigências legais, e que o “estabelecimento estava funcionando dentro dos parâmetros legais.”
Além disso, ressaltou que o Jamile “prioriza neste momento o acolhimento e o cuidado de seus funcionários” e que está colaborando com as autoridades na investigação das causas do acidente.
Fonte: www.moneytimes.com.br