Redução da Taxa de Juros pelo Federal Reserve
O Federal Reserve está prestes a diminuir as taxas de juros pela primeira vez neste ano, o que deve beneficiar ações de construtoras e prestadoras de serviços de hipoteca. O consenso do mercado, conforme indicado pelas negociações de futuros de taxas de juros, prevê que o Fed reduzirá a taxa de juros de referência em um quarto de ponto percentual, passando para uma faixa entre 4,00% e 4,25%. Essa decisão está prevista para ocorrer ao final de uma reunião de dois dias, que será concluída na quarta-feira, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group.
Essa redução deve impactar os rendimentos dos títulos do Tesouro de curto prazo, como os de dois anos, levando-os a uma queda. A CNBC Pro realizou uma triagem de ações nos Estados Unidos ao longo da última década, em busca daquelas que apresentam a maior correlação inversa com o rendimento dos títulos do Tesouro de dois anos, que é a parte da curva de rendimento mais sensível à política monetária. Em outras palavras, à medida que os rendimentos de curto prazo diminuem, essas ações tendem a se valorizar.
Ações de Prestadores de Hipoteca
As empresas de empréstimo e de serviços hipotecários Mr. Cooper e Rocket Companies foram identificadas na triagem. Em março, a Rocket concordou em adquirir a Mr. Cooper em um acordo totalmente em ações avaliado em 9,4 bilhões de dólares, que deve ser concluído no final deste ano. As ações da Rocket Companies já apresentaram uma alta superior a 80% este ano, e a expectativa é que possam valorizar ainda mais com as possíveis reduções nas taxas de juros pelo Fed.
Impacto nas Hipotecas
Taxas de juros mais baixas tornam os empréstimos mais acessíveis, o que aumenta a demanda por hipotecas e incentiva alguns proprietários a refinanciar empréstimos já existentes. Esse cenário pode resultar em um aumento no volume de transações no setor imobiliário.
Construtoras em Foco
As construtoras Lennar, Toll Brothers e Meritage Homes também mostraram uma correlação elevada com os rendimentos de títulos do Tesouro de curto prazo. Em geral, as reduções nas taxas de juros favorecem as construtoras ao tornar a habitação mais acessível e ao aumentar a demanda por novos imóveis.
Setores Adicionais com Alta Correlação
Além das construtoras e empresas de hipoteca, fabricantes de equipamentos elétricos como nVent Electric e Monolithic Power Systems também apresentaram altas correlações com os rendimentos de curto prazo. A empresa de utilidade pública de água Essential Utilities igualmente teve uma boa correlação. Essas empresas podem se beneficiar de um ambiente de juros mais baixos que estimula tanto o consumo quanto o investimento.
Dessa forma, a expectativa é que a movimentação do Federal Reserve em relação à taxa de juros influencie diversas áreas do mercado financeiro, com especial atenção para o setor de habitação e serviços financeiros. A interação entre as políticas monetárias e o comportamento do mercado acionário será monitorada de perto por investidores e analistas.