A trégua comercial entre EUA e China impulsiona a tecnologia local. Como se beneficiar disso?

Trégua entre Estados Unidos e China e suas Implicações para Investidores

Com a recente trégua de um ano entre os Estados Unidos e a China, investidores devem observar que cada país intensificará seus esforços no desenvolvimento de tecnologia local, conforme indicam analistas do setor. De acordo com um relatório do Morgan Stanley, é aconselhável que se invista em empresas exportadoras de qualidade e em ações de tecnologia ricas em pesquisa e desenvolvimento, alinhadas à localização, avaliando os riscos com base em probabilidades de cenários, e não em manchetes.

Tensões Tecnológicas e Estratégicas

No documento, os especialistas ressaltam que a rivalidade estratégica entre as duas potências ainda está longe de ser resolvida, com tecnologia, cadeias de suprimentos críticas e mercados de capitais no centro das tensões em curso. Enquanto Washington implementou restrições ao acesso da China a tecnologias avançadas e incentivou investimentos em inteligência artificial nos Estados Unidos, a China está aumentando seus próprios investimentos e alocação de recursos para tecnologia avançada em seu próximo plano quinquenal.

Poder Computacional e a Corrida pela IA

Um ponto central para a corrida em inteligência artificial é o poder computacional, especialmente em semicondutores. O Morgan Stanley destacou a SMIC, gigante de chips da China, como sua principal recomendação. As ações listadas em Hong Kong são classificadas como “overweight”, com um preço-alvo de 80 dólares de Hong Kong (equivalente a R$ 10,28). Isso representa uma alta de mais de 16% em relação ao fechamento da última sexta-feira. Segundo os analistas, “diante dos controles de exportação dos Estados Unidos e da expansão da capacidade, esperamos que a SMIC receba mais pedidos para fabricação de nós avançados.” Eles também afirmam que a expansão da capacidade da SMIC em nós avançados apoiará o desenvolvimento de semicondutores de IA na China.

Previsões sobre Capacidade Energética

Outra preocupação crescente é a capacidade energética disponível para sustentar a inteligência artificial. Analistas do Goldman Sachs preveem que, até 2030, a China terá uma capacidade de energia excedente que será mais do que três vezes o que o mundo precisará para abastecer centros de dados nesse período. Para o ano seguinte, na última semana, o HSBC apontou a autossuficiência energética como uma das novas tendências que impulsionarão as ações regionais. Os analistas afirmam que a história das ações asiáticas em 2026 será liderada por uma mudança em relação aos investimentos saturados em inteligência artificial. A principal escolha do banco foi a Harbin Electric, uma pequena empresa listada em Hong Kong, que apresenta um potencial de valorização superior a 60% em relação ao preço-alvo de 22 HKD, com base no fechamento da sexta-feira. “A Harbin Electric detém cerca de um terço a metade da participação de mercado nacional em equipamentos de energia para carvão, nuclear e hidrelétricas, com esses setores contribuindo com quase 70% de sua receita em 2024”, observaram os analistas do HSBC. “A Harbin oferece um modelo de negócios leve em ativos e recebe pré-pagamentos de clientes.”

Concorrência no Setor de Robôs

No que diz respeito à comercialização da inteligência artificial, as empresas chinesas estão competindo com seus pares dos Estados Unidos não apenas em avanços de software, mas também em aplicações de hardware, especialmente no desenvolvimento de robôs humanoides. Analistas do Goldman Sachs visitaram recentemente nove empresas da cadeia de suprimentos de robôs humanoides e descobriram que muitas delas estão “planejando ativamente a capacidade tanto na China quanto no exterior (principalmente na Tailândia, e em menor grau no México)” para apoiar uma possível produção em massa, que poderia atingir entre 100 mil e 1 milhão de unidades por ano. Embora essa previsão possa parecer extremamente otimista em comparação com as projeções do Goldman de 1,38 milhão de embarques anuais de robôs humanoides até 2035, os analistas afirmaram que os fornecedores estão se movendo de maneira agressiva e mencionaram que seus clientes incluem nomes renomados no setor de robôs humanoides, como Tesla Optimus, Agibot e Xpeng. O único ativo em Hong Kong com recomendação de “compra” do Goldman é a Sanhua, que afirmou que está adotando uma abordagem mais conservadora, aumentando a produção com base em pedidos reais de clientes. A Sanhua também reservou capacidade na Tailândia para a produção de peças de robôs humanoides.

Mercados e Negociações Futuras

Apesar do entusiasmo em relação à inovação tecnológica a longo prazo, os mercados, em um horizonte mais imediato, continuarão a concentrar-se nas mais recentes negociações comerciais entre os EUA e a China. Até o momento, os dois lados não conseguiram chegar a um acordo firme sobre a exportação de terras raras, embora o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, tenha indicado que um acordo pode ser alcançado até o dia de Ação de Graças. Isso sugere que as ações chinesas provavelmente continuarão apresentando volatilidade elevada. Os analistas do Morgan Stanley consideram essa trégua frágil, dada a persistente confrontação competitiva entre os Estados Unidos e a China em múltiplas frentes, o que implica que negociações contínuas, tréguas e flare-ups periódicos provavelmente serão a nova norma para o futuro próximo.

O Morgan Stanley observou que o índice MSCI China tende a experimentar correções de curto prazo após períodos de tensão entre os Estados Unidos e a China, mas os analistas encontraram que “nomes de hardware tecnológico e semicondutores costumam se recuperar dentro de um mês após quedas acentuadas iniciais.” — Michael Bloom, da CNBC, contribuiu para este relatório.

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

Para maximizar seu potencial, faça a si mesmo esta pergunta.

Pequenas empresas emergem rapidamente para rivalizar com as Big Tech como as melhores no comércio de IA.

Por que as ações brasileiras ignoraram o ataque na Venezuela

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais