Oportunidades para Investidores Até o Fim do Ano
À medida que os investidores se aproximam do final do ano, segundo a Vanguard, há uma oportunidade de garantir rendimentos duradouros em prazos mais longos. O Federal Reserve é esperado para continuar a redução das taxas, o que deve resultar na diminuição dos rendimentos em curto prazo. Em setembro, o banco central já havia reduzido as taxas em 25 pontos-base, equivalente a 0,25 pontos percentuais. A próxima reunião está agendada para o final deste mês, e os mercados futuros estão precificando uma probabilidade de 97% para um novo corte de um quarto de ponto, de acordo com a ferramenta CME FedWatch.
Contexto Econômico e Riscos
Ao mesmo tempo, a Vanguard também destacou a necessidade de os investidores equilibrarem os possíveis aspectos positivos e negativos da economia. “O mercado de trabalho está se realinhando para um novo normal, e o impacto das tarifas se acumulará até 2026, apresentando riscos de baixa”, afirmou Sara Devereux, líder global do grupo de renda fixa da Vanguard, em sua atualização trimestral na quinta-feira. “No entanto, vemos que motores de crescimento positivos estão se aproximando, o que deve criar um ambiente econômico favorável para os mercados nos próximos trimestres”, acrescentou.
Devereux estima que cerca de um terço do novo impacto tarifário já foi repassado aos consumidores e espera que aproximadamente a metade desse impacto seja refletida até o final do ano. O restante deverá ocorrer ao longo do próximo ano.
Expectativas em Relação ao Mercado
Colleen Cunniffe, chefe da pesquisa de crédito tributável global da Vanguard, comentou que as avaliações no mercado de renda fixa estão elevadas atualmente. No entanto, mesmo com as preocupações em relação às tarifas, inflação e a trajetória da economia, os fundamentos corporativos se mostram fortes, segundo ela. “Esses dados são retrospectivos, mas não vemos sinais reais no consumidor ou no mercado de trabalho que sugiram que isso mudará em breve”, afirmou. É por isso que ela se considera “cautelosamente otimista” em relação ao mercado de renda fixa, focando na seleção de títulos ao longo do espectro de qualidade de crédito.
Oportunidades em Títulos Corporativos
Dentro dos títulos corporativos de grau de investimento, Cunniffe está identificando oportunidades em empresas sólidas que possuem fluxos de caixa fortes e previsíveis. Ela enfatizou a importância de observar a estrutura de capital, ou seja, os títulos que têm prioridade mais baixa para pagamento. Um exemplo mencionado por ela foi o setor de utilidades. “Você tem oportunidades na estrutura de capital onde poderá obter um retorno mais alto dentro da mesma estrutura corporativa, na mesma indústria que gostamos, mas encontrando as oportunidades que são um pouco mais ‘rentáveis’ nesses espaços”, explicou Cunniffe. “Com esse tipo de abordagem, o portfólio pode criar uma defesa caso sejamos surpreendidos ou esteja errado nessa ‘cautelosa otimismo’”, acrescentou.
Atração do Setor Bancário
Além disso, a Vanguard comentou que os bancos continuam atraentes no espaço de grau de investimento, apresentando uma qualidade de ativos robusta e um alívio regulatório à vista. Cunniffe observou que os lucros têm se mostrado fortes até agora. Ela está sendo mais cautelosa em relação aos títulos de alto rendimento e escolhendo suas posições com cuidado quando oportunidades surgem. Embora esse mercado permaneça altamente valorizado, ela acredita que, atualmente, é um mercado de melhor qualidade do que tem sido historicamente.
Fusões e Aquisições
Por exemplo, com o aumento das fusões e aquisições, houve negócios provenientes de empresas de grau de investimento. “Esses tendem a ser oportunidades atraentes, pois você normalmente adquire uma unidade de negócios que não é mais estratégica para a empresa maior, mas isso não significa que exista algo de errado com ela”, ela comentou. “Estão financiando isso no mercado de alto rendimento… porque são mais novas.”
Exposição a Produtos Estruturados
Adicionalmente, a Vanguard tem incrementado sua exposição a produtos estruturados como uma forma de adicionar rendimento extra. Isso inclui títulos lastreados em ativos e obrigações de empréstimos colateralizados.
Oportunidades em Mercados Emergentes
Por fim, Cunniffe destacou que os mercados emergentes têm apresentado algumas oportunidades interessantes. “A área de qualidade média desse mercado é a mais atraente para nós”, afirmou. “Estamos evitando alguns países exportadores de petróleo de menor qualidade, por exemplo.” Recentemente, a Vanguard aproveitou uma emissão de dívida do México, conforme relatado por Cunniffe.
Fonte: www.cnbc.com