Ação da CVC (CVCB3) cai mais de 6% nesta sexta-feira (21); quais os motivos da queda?

Ações da CVC em Queda no Ibovespa

As ações da CVC (CVCB3) registraram uma queda significativa nesta sexta-feira, 21, liderando a ponta negativa do Ibovespa (IBOV), em um cenário marcado pela baixa liquidez do mercado. Essa situação ocorre no dia seguinte ao feriado do Dia da Consciência Negra e está acompanhada de um avanço na curva de juros futuros.

Por volta das 15h50 (horário de Brasília), as ações CVCB3 apresentavam uma diminuição de 6,09%, sendo negociadas a R$ 1,85, alcançando a mínima intradia. Apesar das perdas registradas no dia, as ações acumulam uma leve valorização de 2,2% ao longo da semana e, no acumulado do ano, a alta chega a aproximadamente 34%.

Fatores que Impactam as Ações da CVC

A queda nas ações CVCB3 está diretamente relacionada à valorização do dólar à vista (USDBRL) em comparação ao real. O valor da divisa norte-americana se mantém acima do patamar de R$ 5,40, impulsionado pelo aumento das incertezas quanto à trajetória futura das taxas de juros nos Estados Unidos.

Atualmente, o mercado avalia que há uma probabilidade superior a 70% de que ocorra uma redução na taxa referencial de juros em dezembro. Entretanto, a decisão do Comitê Federal do Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), que é parte do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos), deve ser dividida e debatida.

Além disso, o Escritório de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos anunciou o cancelamento da divulgação do relatório de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) referente ao mês de outubro. De acordo com a instituição, a interrupção dos processos governamentais impediu a coleta de dados, resultando no mais longo shutdown da história do país, que durou 43 dias.

Os papéis da CVC também enfrentam pressão devido ao avanço na curva de juros, especialmente com o aumento das taxas de Depósitos Interfinanceiros (DIs) nas maturidades de curto e médio prazos. Em uma análise geral, um dólar valorizado, combinado com a alta na curva de juros, implica potencialmente em uma taxa de juros que deve permanecer estável por mais tempo, o que pode afetar diretamente o consumo das famílias.

Consequentemente, essa situação sugere uma tendência de queda na demanda por pacotes de viagens e reservas de hospedagem, principalmente em destinos internacionais.

Fonte: www.moneytimes.com.br

Related posts

Crescimento da Economia do Reino Unido Atinge 0,3% em Novembro

Anfavea: Produção de veículos aumenta 3,5% em 2025 com forte crescimento nas exportações

São Martinho (SMTO3) adquire a subsidiária Nova Egito

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais