Realização da Alibaba na Conferência Mundial de Inteligência Artificial
Em 26 de julho de 2025, a Alibaba apresentou as conquistas relacionadas à aplicação de sua tecnologia em inteligência artificial, destacando os sucessos do Alibaba Cloud durante a Conferência Mundial de Inteligência Artificial, realizada em Xangai, na China.
Resultados Financeiros do Segundo Trimestre Fiscal
A Alibaba divulgou resultados financeiros que superaram as expectativas, apresentando um desempenho positivo em seu segundo trimestre fiscal. As vendas do setor de computação em nuvem, uma das divisões-chave da empresa, mostraram um crescimento acelerado.
Comparativo com as Estimativas
Os resultados do segundo trimestre fiscal, encerrado em 30 de setembro, foram os seguintes, em comparação com as estimativas da LSEG:
- Receita: 247,8 bilhões de yuans chineses (equivalente a 34,8 bilhões de dólares), em contraste com a previsão de 242,65 bilhões de yuans.
Crescimento Anual
A receita total apresentou uma alta de 5% em relação ao ano anterior. As ações da Alibaba, listadas em Nova York, subiram 4% nas negociações pré-mercado. O foco dos investidores permanece na divisão de computação em nuvem da Alibaba, que registra receitas relacionadas à inteligência artificial. Observou-se uma aceleração no crescimento da receita de nuvem nos últimos trimestres.
Desempenho da Divisão de Computação em Nuvem
A Alibaba reportou um aumento na receita de computação em nuvem de 34% em comparação ao ano anterior, atingindo 39,8 bilhões de yuans, superando as expectativas de 37,9 bilhões de yuans. Este crescimento foi mais rápido do que o aumento de 26% registrado no trimestre de junho.
Investimentos em Inteligência Artificial
A gigante da tecnologia chinesa afirmou que seus investimentos em inteligência artificial estão beneficiando sua unidade de nuvem. O CEO Eddie Wu declarou em um comunicado sobre os lucros: "A demanda robusta por inteligência artificial acelerou ainda mais os negócios do nosso Grupo de Inteligência em Nuvem, com uma receita crescente de 34% e receitas de produtos relacionados à IA atingindo crescimento de três dígitos ano a ano pelo nono trimestre consecutivo".
Aumento de Investimentos em Modelos de IA
Em setembro, a Alibaba anunciou planos para aumentar os investimentos em modelos de inteligência artificial e no desenvolvimento da infraestrutura correspondente. Isso se soma aos 380 bilhões de yuans (aproximadamente 53 bilhões de dólares) que a empresa havia anunciado em fevereiro. Segundo a empresa, aproximadamente 120 bilhões de yuans foram gastos em despesas de capital voltadas para IA e infraestrutura de nuvem nos últimos quatro trimestres.
Lucros e Rentabilidade
O EBITA, medido como lucro antes de juros, impostos e amortização, aumentou 35%, alcançando 3,6 bilhões de yuans apenas na divisão de nuvem.
A Alibaba e o Mercado de IA
A Alibaba tem se consolidado como uma das principais players no setor de inteligência artificial na China. Na última segunda-feira, a empresa informou que seu aplicativo Qwen, um concorrente do ChatGPT da OpenAI, superou a marca de 10 milhões de downloads na primeira semana após seu lançamento público. O aplicativo opera com os modelos de inteligência artificial Qwen da Alibaba.
Investimentos em Comércio Instantâneo
Paralelamente, a empresa está investindo consideravelmente no competitivo mercado de comércio instantâneo, uma oferta de produtos que promete entrega super-rápida de determinados artigos. Essa nova área de investimento tem impactado a rentabilidade geral da Alibaba, mesmo com o desempenho robusto da computação em nuvem.
Fonte: www.cnbc.com