Investigação da China sobre o Google
O logotipo do Google é visualizado do lado de fora de um prédio que abriga os escritórios da empresa em Pequim no dia 4 de fevereiro de 2025. Na mesma data, a China anunciou que iria investigar a gigante da tecnologia norte-americana Google por supostas violações das leis antitruste, após os Estados Unidos imporem tarifas de 10% sobre produtos chineses.
Reação das ações da Alphabet
As ações da Alphabet, controladora do Google, subiram 6% nas negociações pré-mercado na manhã de quarta-feira, uma vez que os investidores consideraram o resultado do processo antitruste contra o Google como amplamente favorável à empresa de tecnologia.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) havia proposto uma espécie de desmembramento do Google, que incluía a venda do navegador Chrome, em um caso antitruste iniciado em setembro de 2023.
Decisão do tribunal
Embora o Google tenha sido considerado, no ano passado, como detentor de um monopólio ilegal em seu mercado principal de busca na internet, o juiz do Distrito dos EUA, Amit Mehta, decidiu contra as consequências mais severas propostas pelo DOJ.
O Google não precisa realizar a venda do Chrome. A empresa também continua autorizada a fazer pagamentos a empresas para pré-instalar seus produtos, mas não pode firmar contratos exclusivos que condicionem esses pagamentos ou licenças.
Isso implica que o Google ainda poderá pagar à Apple os bilhões de dólares que investe para ser o mecanismo de busca padrão nos iPhones.
Reação do mercado
As ações da Apple também apresentaram alta nas negociações pré-mercado. Daniel Ives, chefe global de pesquisa em tecnologia da Wedbush Securities, afirmou em uma nota na terça-feira: "Esta é uma grande vitória para Cupertino e, para o Google, é um resultado que remove uma enorme pressão sobre a ação."
O Google está enfrentando uma concorrência crescente em seu núcleo de negócios de pesquisa, com a ascensão de empresas como Perplexity e OpenAI. No entanto, até o momento, a empresa conseguiu afastar os desafios, com seu ramo de publicidade ainda em crescimento.
Investimentos em inteligência artificial
O Google aposta no Gemini, sua suíte de modelos de inteligência artificial e chatbot que leva o mesmo nome, para se tornar um jogador importante no campo da inteligência artificial.
"Ao seguir o anúncio de hoje, estamos cada vez mais otimistas sobre a durabilidade a longo prazo do negócio de busca do Google e estamos elevando nossas estimativas de acordo", acrescentou Ives, mencionando que agora tem uma nova meta de preço de $245 para as ações da Alphabet.
Sistema operacional Android
A decisão também significa que o Google não terá que vender o sistema operacional Android, que desenvolve. O Android é considerado uma ferramenta chave para o Google aumentar o número de usuários do Gemini, visto que cerca de 70% dos smartphones no mundo executam esse sistema operacional, proporcionando à gigante de tecnologia dos EUA uma base de usuários já existente.
— CNBC’s Jennifer Elias contribuiu para este relatório.