Desempenho das Ações da Advanced Micro Devices
A Advanced Micro Devices (NASDAQ:AMD) registrou uma queda de 1% nas suas ações na manhã de quinta-feira, 11 de setembro de 2025. O analista Hans Engel, do Erste Group, rebaixou a classificação da empresa de semicondutores de “Comprar” para “Hold” (Manter).
Preocupações com Margens Operacionais
Engel expressou preocupações sobre as margens operacionais da AMD, afirmando que são “inferiores à média do setor”. Ele ainda mencionou que a margem EBIT da companhia “apresentou-se ligeiramente negativa no último trimestre”. Apesar das previsões da AMD de um crescimento contínuo em 2025, impulsionado pela demanda crescente por processadores (CPUs) e unidades de processamento gráfico (GPUs) de alto desempenho para data centers, Engel acredita que a atual relação preço/lucro está elevada. Isso se deve ao “retorno sobre o patrimônio líquido abaixo da média” da empresa.
Desempenho Recente das Ações
A queda registrada na manhã de quinta-feira compensou parcialmente o avanço de 2,4% que as ações da AMD haviam apresentado no dia anterior. Nos últimos 30 dias, as ações da empresa caíram mais de 8%, embora ainda estejam 30% acima do valor registrado há um ano.
Posicionamento no Mercado de Inteligência Artificial
A Advanced Micro Devices tem se posicionado ativamente para aproveitar o crescimento no mercado de inteligência artificial, com ênfase particular no segmento de GPU voltado para data centers, onde compete diretamente com a Nvidia. Contudo, as preocupações acerca da lucratividade da empresa após o rebaixamento da recomendação de suas ações parecem ter influenciado negativamente o sentimento entre os investidores.
Negociação das Ações no Brasil
A Advanced Micro Devices também está disponível para negociação na B3 por meio da BDR (BOV:A1MD34).
Aviso Importante
Este conteúdo é apresentado apenas para fins informativos e não deve ser interpretado como aconselhamento financeiro, de investimento ou de qualquer outra natureza profissional. Não constitui uma recomendação para a compra ou venda de quaisquer valores mobiliários ou instrumentos financeiros. Todos os investimentos envolvem riscos, incluindo a possibilidade de perda do capital original. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. É aconselhável que os investidores realizem sua própria pesquisa e consultem um assessor financeiro qualificado antes de tomar qualquer decisão de investimento.