IPO da MetaX Integrados inicia forte na bolsa de Xangai
Aumento expressivo nas ações
As ações da fabricante chinesa de semicondutores MetaX Integrated Circuits tiveram um aumento significativo de aproximadamente 700% em seu lançamento no mercado de ações de Xangai, ocorrido na quarta-feira. Essa valorização se deu após a empresa levantar cerca de 600 milhões de dólares durante sua oferta pública inicial (IPO).
O preço das ações, definido em 104,66 yuan durante a IPO, disparou para mais de 835 yuan logo na estreia, resultando em um impressionante aumento de 697%.
Contexto do crescimento no setor
Assim como a empresa Moore Threads, que também teve um desempenho robusto em sua estreia no início do mês, a MetaX se dedica ao desenvolvimento de unidades de processamento gráfico (GPUs) voltadas para aplicações em inteligência artificial. Esta atuação a posiciona em um setor em rápida expansão, impulsionado pela crescente adoção de serviços de inteligência artificial.
A MetaX faz parte de um grupo crescente de fabricantes locais de chips que estão desenvolvendo processadores de IA. Este movimento é reflexo da iniciativa de Pequim em reduzir a dependência de chips produzidos nos Estados Unidos, especialmente após as restrições impostas por Washington no que se refere à exportação de tecnologia avançada para a China.
Restrições de exportação dos Estados Unidos
Washington instaurou uma série de restrições à exportação que afetam a empresa americana Nvidia, proibindo-a de vender seus chips de IA mais avançados para o mercado chinês.
Novos competidores chineses, como a Enflame Technology e a Biren Technology, também têm buscado inserir-se no mercado de inteligência artificial, com o objetivo de capturar uma parcela da demanda por unidades de processamento gráfico (GPUs) que não está mais sendo atendida pela Nvidia. Além disso, as autoridades chinesas têm acelerado a liberação de IPOs de semicondutores, parte de sua estratégia para alcançar maior autonomia em IA.
Exemplos de IPOs destacados
No início deste mês, as ações da Moore Threads, uma fabricante de GPUs baseada em Pequim frequentemente chamada de "Nvidia da China", dispararam mais de 400% em seu lançamento em Xangai, após a empresa realizar um IPO que arrecadou 1,1 bilhão de dólares.
Expectativas de crescimento no setor
Eugene Hsiao, analista de ações da Macquarie, aponta que o entusiasmo dos investidores em torno de IPOs de chips de IA chineses, como o da MetaX, é em parte moldado pelas expectativas de que a China conseguirá estabelecer um ecossistema de semicondutores autossuficiente, à medida que as tensões com os Estados Unidos continuam a crescer.
“Para que isso funcione, é necessário contar com esses novos players. Nomes como Moore Threads, MetaX, entre outros, são cruciais”, afirmou Hsiao.
O analista também observou que, ao considerarem esses IPOs, os investidores implicitamente levam em conta o elemento nacionalista, embora o principal motor da euforia esteja, de fato, nas perspectivas de crescimento das empresas.
Fonte: www.cnbc.com