Ações da PACCAR sobem em Nova York após divulgação de tarifa sobre caminhões pesados por Trump.

PACCAR Inc e o Impacto das Novas Tarifas

Subida das Ações

A PACCAR Inc (NASDAQ:PCAR) observou um aumento de mais de 6% no valor de suas ações na manhã de sexta-feira, 26 de setembro de 2025. Este movimento acontece após a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de implementar uma tarifa de 25% sobre caminhões pesados importados, uma estratégia que tende a favorecer os fabricantes de caminhões localizados nos Estados Unidos.

Negociação na B3

Além de sua presença no mercado acionário norte-americano, a PACCAR também é negociada na B3 por meio de Brazilian Depositary Receipts (BDRs), especificamente registrados sob o código BOV:P1AC34. Na mesma ocasião, as BDRs da PACCAR apresentavam uma leve alta de 0,9%.

Novas Tarifas e Efeitos no Mercado

As novas tarifas, programadas para entrar em vigência em 1º de outubro de 2025, fazem parte de um conjunto mais amplo de impostos que tem impactado os estoques do setor automotivo. Fabricantes de caminhões europeus, como a Daimler Truck e a Traton, relataram quedas nas suas ações, registrando perdas de 3,3% e 2,8%, respectivamente. Em contrapartida, a PACCAR se destaca como um potencial beneficiário deste cenário.

Análises de Mercado

Analistas do JPMorgan indicaram que a PACCAR está em uma posição mais favorável em comparação às suas concorrentes alemãs para lidar com os possíveis impactos nas margens e nos investimentos de capital. Isso se deve ao fato das operações de montagem da empresa estarem predominantemente localizadas nos Estados Unidos. De forma semelhante, especialistas da Bernstein afirmaram que a PACCAR pode ser uma das maiores beneficiárias das novas tarifas.

Comparação com Concorrentes

A análise feita pela Bernstein destaca que 95% dos caminhões Classe 8 vendidos pela PACCAR nos Estados Unidos são fabricados internamente. Em contrapartida, apenas 28% da Daimler Truck e 2% da Traton, empresa controlada pela Volkswagen, fabricam caminhões destinados ao mercado norte-americano a partir de unidades localizadas no México.

Foco nas Tarifas

As novas tarifas têm como alvo específico os "Caminhões Pesados (Grandes!)" que são importados de fora dos Estados Unidos. Apesar de a Daimler Truck e a Traton possuírem fábricas nos Estados Unidos e no México sob o acordo de livre comércio USMCA, existem previsões sobre a possibilidade de as tarifas serem estendidas para as unidades de produção localizadas no México.

Reação do Mercado

Enquanto os fabricantes alemães enfrentam perdas, a fabricante sueca de caminhões Volvo observou um aumento em suas ações, com alta de até 3%. Essa valorização ocorre devido ao fato de que todos os caminhões vendidos pela Volvo no mercado norte-americano são produzidos localmente.

Considerações Finais

Este conteúdo é apresentado apenas para fins informativos e não deve ser interpretado como orientação financeira ou de investimento. A publicação não deve ser vista como uma recomendação para compra ou venda de qualquer ativo. Todos os investimentos trazem riscos, incluindo a possibilidade de perda do montante principal. O desempenho passado não é um indicativo confiável de resultados futuros. É recomendado realizar uma pesquisa própria e consultar um consultor financeiro qualificado antes de tomar decisões de investimento.

Fonte: br.-.com

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