Ações da StubHub (STUB) começam a ser negociadas na NYSE no Brasil, com abertura a $25,35.

Abertura de Capital da StubHub

Eric Baker, cofundador e CEO da StubHub, plataforma de revenda de ingressos, tocou o sino de abertura durante a estreia da empresa na Bolsa de Valores de Nova York no dia 17 de setembro de 2025. As ações da StubHub abriram a um preço de 25,35 dólares, após a empresa ter precificado sua oferta pública inicial (IPO) no meio de sua faixa esperada. O preço das ações, fixado na terça-feira anterior a esse evento, foi de 23,50 dólares, levantando um total de 800 milhões de dólares para a companhia, que agora opera sob o símbolo “STUB”.

Histórico da IPO

A esperada IPO da StubHub foi adiada anteriormente em abril, quando as tarifas de "Dia da Libertação" do presidente Donald Trump fizeram com que o mercado acionário enfrentasse grandes oscilações. Esta foi a segunda vez que a empresa interrompeu seus planos de IPO, já que a volatilidade do mercado forçou a StubHub a suspender temporariamente suas intenções em julho de 2024.

A IPO da StubHub se soma a uma série de ofertas no setor de tecnologia, que está se recuperando após anos difíceis. Nos últimos dias, outras empresas, como a sueca Klarna, que oferece financiamento parcelado, e a empresa de criptomoedas Gemini, fundada por Cameron e Tyler Winklevoss, tiveram suas estreias bem-sucedidas. Além disso, a exchange de criptomoedas Bullish, a empresa de design Figma e o emissor de stablecoin Circle também realizaram suas ofertas no mercado recentemente.

Transações e Evolução

A StubHub passou por diversas transações em seus 25 anos de existência até chegar a este ponto. Em 2007, a empresa foi adquirida pela eBay por 310 milhões de dólares, mas foi reacervada por seu cofundador Eric Baker em 2020 por aproximadamente 4 bilhões de dólares através de sua nova empresa, a Viagogo.

Crescimento no Mercado de Eventos Ao Vivo

A StubHub se beneficiou de uma recuperação no mercado de eventos ao vivo nos anos seguintes aos lockdowns impostos pela pandemia de Covid-19. As vendas aumentaram, impulsionadas por megaeventos como a Eras Tour de Taylor Swift e a Renaissance Tour de Beyoncé, além de eventos esportivos, como o Super Bowl. A companhia afirmou em seu prospecto atualizado, enviado no mês passado, que esses eventos podem criar uma receita irregular e difícil de prever.

No primeiro trimestre, a StubHub registrou um crescimento de receita de 10% em relação ao ano anterior, alcançando 397,6 milhões de dólares. Entretanto, o prejuízo líquido da empresa aumentou, passando de 29,7 milhões de dólares no ano passado para 35,9 milhões de dólares neste ano. As vendas brutas de mercadorias, que representam o valor total pago pelos compradores de ingressos, atingiram 2,08 bilhões de dólares nos três meses encerrados em 31 de março.

Modelo de Revenue da StubHub

A StubHub gera receita principalmente ao conectar compradores com revendedores de ingressos. A empresa relatou que mais de 40 milhões de ingressos foram vendidos em sua plataforma no último ano, a partir de aproximadamente um milhão de vendedores.

A companhia enfrenta concorrência de empresas como a Vivid Seats, que se tornou pública através de uma empresa de aquisição de propósito específico em 2021, além da SeatGeek e da Live Nation Entertainment, proprietária da Ticketmaster.

Investigação da FTC

A Comissão Federal de Comércio (FTC) está em estágios avançados de investigação sobre a Ticketmaster, analisando se a empresa fez o suficiente para impedir que bots automatizados contornem os limites de compra de ingressos por pessoa em eventos populares, conforme relatado pela Bloomberg. Em maio, a FTC enviou uma carta de advertência à StubHub, afirmando que a empresa deve cumprir a nova regra sobre "taxas ocultas" e alegando que algumas de suas listagens de ingressos não apresentavam o preço total, incluindo todas as taxas e encargos obrigatórios.

Investidores da StubHub

A Madrone Partners é o maior investidor da StubHub, com uma participação de 24,5% das ações da Classe A antes da oferta. O WestCap é o segundo maior investidor, com 12,3%, seguido pela Bessemer Venture Partners, que detém 8,8% das ações.

ASSISTA: CEO da StubHub fala sobre IPO.

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