Queda das Ações da Doordash
As ações da Doordash sofreram uma queda acentuada de 17%, marcando sua pior sessão até o momento, à medida que os investidores demonstraram resistência à estratégia agressiva de gastos da empresa.
Estratégia de Gastos
A plataforma de entrega de alimentos anunciou que planeja gastar "vários centenas de milhões de dólares" no próximo ano em novas iniciativas de produtos, que incluem entregas autônomas e um novo conjunto tecnológico global. Embora essas iniciativas possam aprimorar o produto em escala global, a Doordash também alertou que esses investimentos acarretarão "custos diretos e de oportunidade" no curto prazo.
Defensiva do CEO
Durante a conferência de ganhos com analistas, o CEO Tony Xu defendeu as decisões de gastos da empresa, afirmando que a Doordash continua a operar da mesma forma que sempre fez, buscando resolver problemas para os clientes da forma mais eficaz possível.
Ele afirmou: "Nosso histórico de investimento nas áreas em que atualmente estamos operando sugere que tivemos algum sucesso em repetir esse modelo, e estamos fazendo isso agora para crescer no futuro."
Expansão e Concorrência
Nos últimos meses, a Doordash tem feito investimentos significativos para abrir novos mercados e aumentar a flexibilidade para os clientes, em meio à crescente competição do setor, incluindo empresas como a Uber, além das preocupações com uma possível desaceleração nos gastos discricionários dos consumidores.
Neste ano, a empresa baseada na Califórnia adquiriu a plataforma de reservas de restaurantes SevenRooms por 1,2 bilhão de dólares e comprou a empresa britânica de entrega de alimentos Deliveroo em um negócio que totalizou 3,9 bilhões de dólares. Além disso, a Doordash lançou um robô de entrega autônoma chamado Dot em setembro e novos serviços de fulfillment do DashMart para varejistas.
Análise do Mercado
O alcance e a extensão desses investimentos continuarão a ser uma questão crucial para as ações da empresa, conforme observa o analista Ken Gawrelski, do Wells Fargo.
Ele escreveu: "Na nossa visão, essa é uma das melhores equipes de gestão operacional do setor e investidores de longo prazo provavelmente permanecerão apoiando a empresa durante este período. No entanto, dada a divulgação inconsistente, acreditamos que pode ser necessária paciência."
Desempenho Financeiro
No terceiro trimestre, o lucro por ação da Doordash foi de 55 centavos, ficando abaixo da previsão de 69 centavos por ação, conforme estimado pelo LSEG. As receitas cresceram 27% em relação ao ano anterior, atingindo 3,45 bilhões de dólares, superando a estimativa de Wall Street, que era de 3,36 bilhões de dólares.
A empresa projeta um EBITDA ajustado para o quarto trimestre entre 710 milhões e 810 milhões de dólares, com um ponto médio de 760 milhões de dólares. Analistas consultados pela FactSet antecipavam 806,8 milhões de dólares.
Adicionalmente, a Doordash espera que a Deliveroo contribua com 45 milhões de dólares ao EBITDA ajustado no quarto trimestre e com cerca de 200 milhões de dólares em 2026.
Performance das Ações
As ações da Doordash estão registrando um aumento superior a 20% neste ano.
Fonte: www.cnbc.com