Gastos com Educação e Suspensão de Perdão de Dívidas Estudantis
Ação do Departamento de Educação
Em meio ao fechamento do governo, o Departamento de Educação dos Estados Unidos está enviando notificações a mutuários de empréstimos estudantis informando que suas dívidas serão em breve canceladas. Um e-mail enviado a um mutuário afirma: “Você agora é elegível para ter parte ou a totalidade de seus empréstimos estudantis federais cancelados porque você atingiu o número necessário de pagamentos sob seu Plano de Reembolso Baseado em Renda (IBR)”. A CNBC analisou várias notificações enviadas a mutuários.
Processo de Cancelamento de Dívidas
Conforme mencionado no e-mail do departamento, o cancelamento do empréstimo do destinatário será processado “nos próximos meses” e os mutuários têm até 21 de outubro para optar por não participar da assistência.
Suspension of IBR Plan Forgiveness
Em julho, o Departamento de Educação anunciou que interromperia temporariamente o perdão das dívidas de mutuários inscritos no plano IBR. De acordo com os termos deste plano, o IBR resulta na anulação da dívida após 20 ou 25 anos de pagamentos, dependendo da idade dos empréstimos do mutuário.
O desenvolvimento gerou pânico entre os mutuários. Após ações judiciais recentes e a aprovação pelo Congresso do "grande belo projeto" do presidente Donald Trump, que elimina gradualmente vários planos de pagamento de empréstimos estudantis existentes, o IBR é atualmente o único plano disponível que oferece perdão de dívida.
Dificuldades dos Mutuários
Com a assistência suspensa, muitos mutuários que estavam pagando suas dívidas há décadas se viram sobrecarregados por débitos que, segundo os termos de seus contratos, não deveriam mais existir.
Questão Judicial
A moratória no perdão das dívidas do IBR tornou-se uma questão central na batalha judicial da Federação Americana de Professores contra o Departamento de Educação. O sindicato de professores, que representa quase 2 milhões de membros, processou a administração Trump em março, acusando-a de privar os mutuários de empréstimos estudantis de seus direitos.
O sindicato ressaltou que, se os cancelamentos de empréstimos do IBR ocorressem após dezembro, os mutuários poderiam enfrentar uma conta de impostos elevada.
Legislação sobre Perdão de Empréstimos
A Lei do Plano de Socorro Americano de 2021 tornou o perdão de empréstimos estudantis isento de impostos ao nível federal até o final de 2025. No entanto, o "grande belo projeto" de Trump não estendeu ou tornou permanente essa disposição mais ampla.
Fonte: www.cnbc.com