Perdão de Multa da Southwest Airlines
A administração Trump anunciou que irá cancelar os últimos 11 milhões de dólares de uma multa civil imposta à Southwest Airlines. Essa penalidade é consequência do colapso operacional da companhia durante as férias de 2022, que deixou cerca de 2 milhões de passageiros impedidos de viajar após o cancelamento de quase 17 mil voos.
Multa Imposta pela Administração Biden
Em uma ação realizada no final de 2023, o Departamento de Transporte, sob a administração de Biden, multou a companhia aérea, com sede em Dallas, no valor de 140 milhões de dólares. Entretanto, a agência creditou à empresa quase a totalidade desse montante, exceto 35 milhões de dólares, em razão da compensação oferecida aos clientes.
Investimentos em Tecnologia e Operações
Em uma ordem protocolada na sexta-feira, o Departamento de Transporte justificou o crédito adicional à Southwest Airlines devido aos mais de 1 bilhão de dólares que a companhia investiu em suas operações e em tecnologia desde a crise durante as férias. A empresa estava programada para realizar o último pagamento no próximo mês.
Agradecimento da Southwest Airlines
A Southwest Airlines expressou seu agradecimento ao Secretário de Transporte, Sean Duffy, e à equipe do Departamento de Transporte pela valorização dos significativos investimentos da empresa na modernização de suas operações. Em comunicado divulgado no sábado, a companhia destacou que, ao longo dos últimos dois anos, conseguiu implementar uma reestruturação operacional que traz benefícios diretos aos clientes, resultando em desempenho de pontualidade líder na indústria e um alto percentual de voos completados sem cancelamentos.
Fonte: www.cnbc.com