Alckmin afirma que Senado pode fortalecer proteções do acordo Mercosul-União Europeia.

Grupo de Trabalho no Senado

Um grupo de trabalho estabelecido no Senado poderá contribuir para o aprimoramento das salvaguardas relacionadas ao acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, dia 11, pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em resposta a preocupações levantadas por setores do agronegócio em relação aos impactos das novas regras.

Discussões Cuidadosas

Durante uma coletiva de imprensa, Alckmin comunicou que as discussões a respeito do acordo serão conduzidas “com todo o cuidado”, reforçando a ideia de que o tratado de maneira geral trará significativos benefícios para o Brasil. O vice-presidente expressou sua intenção de tranquilizar a todos sobre o foco nas salvaguardas.

Alckmin afirmou: “Eu queria tranquilizar a todos, o Senado criou um importante grupo de trabalho para podermos aprimorar todas as salvaguardas”.

Preocupações do Agronegócio

Na mesma coletiva, a senadora Tereza Cristina (PP-MS), que está vinculada ao agronegócio, trouxe à tona a inquietação de representantes dos setores de laticínios e de vinhos em relação aos possíveis efeitos do acordo sobre suas atividades comerciais. A senadora destaca que existem preocupações legítimas que precisam ser abordadas.

Salvaguardas Temporárias

O acordo em questão prevê a implementação de salvaguardas temporárias, cujos objetivos são a possibilidade de estabelecer controles específicos sobre as importações de determinados produtos. Essas salvaguardas buscam proteger a indústria nacional e minimizar os impactos adversos que o acordo possa ter em setores específicos.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Related posts

Estoques de Petróleo dos EUA Aumentam em Mais de 8 Milhões de Barris, Revela DoE

FGC acelera planejamento para recuperar até R$ 55 bilhões após a liquidação do Banco Master; bancos anteciparão suas contribuições.

Governo, com apoio do BNDES, destina R$ 5,7 bilhões para expansão de 11 aeroportos.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais