Altman e Huang: as negociações que selaram o acordo de $100 bilhões entre OpenAI e Nvidia.

OpenAI e Nvidia Firmam Parceria de $100 Bilhões

Acordo Históricos

Em uma movimentação significativa no setor de tecnologia, Sam Altman, CEO da OpenAI, e Jensen Huang, CEO da Nvidia, anunciaram uma colaboração no valor de $100 bilhões. O anúncio ocorreu em Abilene, Texas, onde Altman se dirigiu para apresentar a próxima grande iniciativa de infraestrutura da OpenAI. Merece destaque que a parceria foi desenvolvida em meio a negociações rápidas, chamadas noturnas e ajustes contratuais de última hora, com Huang buscando ativamente fazer parte do acordo. As negociações foram aceleradas por um encontro que ambos tiveram com o ex-presidente Donald Trump durante uma visita oficial ao Reino Unido uma semana antes, permitindo que o presidente tivesse conhecimento do acordo com antecedência.

Importância da Parceria

Huang descreveu o acordo como "monumental em tamanho", marcando um ponto de virada na indústria tecnológica, à medida que o capital e a influência se concentram nas mãos de OpenAI e Nvidia, que estão na vanguarda do crescimento da inteligência artificial. Com isso, a Nvidia se tornará a companhia pública mais valiosa do mundo, avaliada em aproximadamente $4,5 trilhões, após um aumento de $170 bilhões na sua valorização, enquanto a OpenAI é considerada a startup mais proeminente globalmente, com uma avaliação de US$ 500 bilhões.

A ascensão da OpenAI no campo da inteligência artificial generativa contou com o suporte dos poderosos processadores gráficos da Nvidia (GPUs), e as duas empresas estão mais intimamente ligadas do que nunca, planejando construir em conjunto uma nova onda de supercomputadores dedicados à inteligência artificial.

Expectativas e Desafios

Altman mencionou em uma entrevista que os próximos meses trarão grandes expectativas: "A OpenAI precisa se destacar em três áreas: realizar pesquisas de inteligência artificial de alta qualidade, criar produtos que atraiam os usuários e enfrentar o ineditismo do desafio de infraestrutura que temos pela frente".

O acordo foi negociado majoritariamente por meio de reuniões virtuais e encontros pessoais em Londres, São Francisco e Washington, D.C. Não houve a participação de banqueiros, de acordo com fontes próximas às discussões.

Detalhes do Acordo

Investimentos e Colaborações

O arranjo prevê que a Nvidia invista $10 bilhões em OpenAI por vez, a empresa responsável pelo ChatGPT. Com a escala do projeto, a Nvidia deverá fornecer os processadores de última geração que impulsionarão uma série de novos data centers. Ao mesmo tempo, a OpenAI está navegando por um cenário complexo, mantendo relações com outros parceiros relevantes.

Surpreendentemente, a OpenAI notificou a Microsoft, seu principal acionista e fornecedora de nuvem, apenas um dia antes da assinatura do acordo, conforme fontes que solicitaram anonimato. A Microsoft havia perdido anteriormente seu status de fornecedora exclusiva da OpenAI.

Além disso, a nova parceria ocorre menos de duas semanas após a Oracle revelar um compromisso no valor de $300 bilhões em poder computacional para a OpenAI ao longo de cinco anos, com início previsto para 2027. Neste ano, a OpenAI ingressou no projeto Stargate, uma iniciativa multibilionária apoiada pela Oracle e SoftBank para construir a infraestrutura de inteligência artificial de próxima geração.

Localização e Construção

As empresas revelaram que todos os projetos de infraestrutura da OpenAI estarão sob a bandeira do Stargate, embora detalhes sobre localização e cronograma ainda sejam escassos. Contudo, executivos afirmaram que o primeiro dos sites de 10 gigawatts deve entrar em operação na segunda metade do próximo ano.

O time executivo revisou entre 700 e 800 locais potenciais desde o lançamento do Stargate. Após receber uma enxurrada de propostas de desenvolvedores de várias partes da América do Norte oferecendo terrenos, energia e instalações, a lista foi limitada, enquanto a OpenAI considera fatores como disponibilidade de energia, prazos de licenciamento e condições de financiamento.

Relações com Outros Fornecedores

Na declaração de segunda-feira, a OpenAI qualificou a Nvidia como um "parceiro preferencial". No entanto, executivos esclareceram que não se trata de uma relação exclusiva, e a empresa continua a trabalhar com outras grandes companhias de nuvem e fabricantes de chips para evitar depender de um único fornecedor.

Visão Geral da Nvidia

Investimentos Adicionais

Para a Nvidia, o investimento na OpenAI é monumental, embora represente apenas parte de seu portfólio em rápido crescimento. A empresa anunciou recentemente um investimento de $5 bilhões em uma joint venture com a Intel para co-desenvolver chips para data centers e PCs. Além disso, a Nvidia também investiu quase $700 milhões na startup britânica de data center Nscale, um movimento similar ao apoio que deu ao fornecedor de infraestrutura de IA CoreWeave, que abriu capital em março.

Estrutura de Financiamento

A estrutura de financiamento do acordo com a OpenAI foi projetada para evitar uma diluição significativa. A primeira parcela de $10 bilhões está atrelada a uma avaliação de $500 bilhões e deve ser finalizada em aproximadamente um mês após a assinatura do contrato. Estão previstas mais nove rodadas subsequentes de $10 bilhões, cada uma avaliada de acordo com a avaliação da empresa à medida que a nova capacidade de computação entrar em operação.

Historicamente, a relação entre a Nvidia e a OpenAI remonta ao período anterior ao lançamento do ChatGPT, em 2022. Huang entregou o primeiro supercomputador DGX da Nvidia ao escritório da OpenAI em 2016, quando a startup ainda era um pequeno laboratório de pesquisa sem fins lucrativos localizado no distrito Mission de São Francisco.

Ambição e Futuro

Atualmente, aproximadamente uma década depois e com trilhões de dólares em valor agregados, Huang e Altman estão entre os principais players do setor tecnológico. Em outubro do ano passado, a Nvidia formalizou sua participação financeira na OpenAI ao participar de uma rodada de financiamento de $6,6 bilhões que avaliou a empresa em $157 bilhões.

No mês seguinte, em Tóquio, executivos da OpenAI se reuniram com o CEO do SoftBank, Masayoshi Son, para discutir o nome da próxima fase de expansão, resultando no codinome "Stargate", que agora representa os planos de construção mais ambiciosos da OpenAI e abrange todos os negócios principais relacionados à capacidade de computação.

Conforme OpenAI continua sua busca por financiamento e suporte de manufatura, a ambição de Altman se torna evidente em um cenário onde diversos outros players globais estão envolvidos na concretização de seus planos.

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

Investidores de varejo apresentam uma nova negociação favorita

Trump revela plano de saúde enquanto o Congresso debate subsídios do ACA.

O trimestre excepcional da Taiwan Semi é um sinal positivo para três das nossas ações de tecnologia.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais