Ring Termina Parceria com Flock Safety
Anúncio da Decisão
A Ring, empresa de câmeras de segurança, anunciou na quinta-feira que está encerrando sua parceria com a Flock Safety, provedora de tecnologia para a polícia, que é de propriedade da Amazon. Esta decisão surge em meio a crescentes críticas e proteção à privacidade.
Críticas à Parceria
A colaboração entre a Flock e a Ring foi alvo de críticas após a empresa de campainhas da Amazon exibir um anúncio durante o Super Bowl, promovendo uma funcionalidade chamada "Search Party", que utiliza inteligência artificial para ajudar a localizar animais de estimação perdidos. Quando um usuário ativa essa funcionalidade, uma rede de câmeras Ring participantes é acionada para revisar as gravações em busca de imagens que se assemelhem ao animal desaparecido. A Electronic Frontier Foundation descreveu essa funcionalidade como um "pesadelo de vigilância".
Operações da Flock
A Flock, por sua vez, opera uma rede de leitores automáticos de placas de veículos e comercializa acesso a este software, que inclui clientes como agências de aplicação da lei. A decisão da Ring de cancelar a parceria acontece em um contexto em que as empresas de tecnologia enfrentam crescentes pressões para reavaliar suas colaborações com agências federais, incluindo o Serviço de Imigração e Controle de Fronteiras (ICE).
Esta semana, funcionários da Salesforce pressionaram o CEO Marc Benioff a cancelar "oportunidades com o ICE", segundo informações da CNBC. Além disso, mais de 900 funcionários do Google também solicitaram que a empresa se desinvestisse do ICE e da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos.
Protestos e Chamadas à Ação
Defensores da privacidade e das liberdades civis pediram à Ring para descontinuar sua parceria com a Flock. Um protesto está programado para a sexta-feira, exigindo que a empresa e-commerce rompa seus laços com a Flock, o ICE e a CBP, e será realizado nas proximidades da sede da Amazon em Seattle.
Justificativa da Ring
Em um post no blog, a Ring comunicou que, após uma revisão abrangente, concluiu que a integração planejada com a Flock exigiria significativamente mais tempo e recursos do que o inicialmente esperado. Assim, a empresa tomou a decisão conjunta de cancelar a integração planejada.
Resposta da Flock
Os representantes da Flock não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre a situação.
Informações sobre a Aquisição da Ring
A Amazon adquiriu a Ring por 839 milhões de dólares em 2018. A empresa de segurança residencial é principalmente conhecida por seus dispositivos de campainha conectados, que são capazes de gravar imagens e alertar os usuários sobre atividades nas imediações de suas casas ou negócios por meio de um aplicativo.
Controvérsias Relacionadas à Privacidade
A Ring tem gerado controvérsia em relação à privacidade devido às suas parcerias com a polícia. Nos últimos anos, a empresa adotou uma imagem mais amena, posicionando seus dispositivos como ferramentas para capturar ladrões de pacotes e situações familiares divertidas. Após o fundador Jamie Siminoff retornar como CEO no ano passado, a empresa reabraçou sua missão original de combate ao crime.
O Início da Parceria com a Flock
A Amazon anunciou sua parceria com a Flock em outubro passado, oferecendo aos proprietários de campainhas com vídeo a opção de compartilhar gravações com agências de aplicação da lei que utilizam o software da startup para ajudar na coleta de evidências e em investigações.
Acessos dos Dados e Transparência
Os sistemas da Flock foram adotados por milhares de comunidades e agências de polícia em todo o país. Tanto o ICE quanto a CBP teriam acessado os dados da Flock como parte da política de imigração do ex-presidente Donald Trump. No entanto, a Flock negou que compartilhe dados com o ICE ou qualquer "subagência" do Departamento de Segurança Interna.
Situação da Parceria
A porta-voz da Ring, Emma Daniels, afirmou em um comunicado que a parceria com a Flock nunca esteve ativa, e as empresas nunca anunciaram uma data para o lançamento. Segundo Daniels, "nenhum vídeo foi compartilhado entre esses serviços".
Defesa do "Search Party"
Em resposta às críticas sobre a ferramenta "Search Party", Daniels declarou que a Ring desenvolveu essa funcionalidade "com fortes proteções de privacidade desde o início". Os usuários da Ring têm a opção de decidir, em cada caso, se desejam compartilhar vídeos com um proprietário de animal de estimação que inicia uma "Search Party".
Divulgação da Informação
A notícia sobre o término da parceria foi inicialmente reportada pelo site The Verge.
Fonte: www.cnbc.com