Ambições globais da Anthropic
A Anthropic está expandindo suas ambições no mercado global de empresas. A startup de inteligência artificial, avaliada em 183 bilhões de dólares, viu seu número de clientes corporativos aumentar de menos de 1.000 para mais de 300.000 em apenas dois anos, impulsionada pela crescente demanda pelos modelos Claude em diversos setores e regiões.
Na última sexta-feira, a empresa anunciou que triplicará sua força de trabalho internacional e aumentará sua equipe dedicada à inteligência artificial aplicada em cinco vezes até 2025, à medida que busca se expandir além dos Estados Unidos e intensificar a concorrência com OpenAI, Microsoft e Google. Essa expansão ocorre em um momento em que a demanda internacional está cada vez mais impulsionando o crescimento da empresa.
A adoção global do Claude
O uso global do Claude alcançou um ponto de inflexão: quase 80% da atividade agora vem de fora dos Estados Unidos. Em termos de adoção por pessoa, países como Coreia do Sul, Austrália e Singapura já superaram a taxa dos Estados Unidos. Em uma entrevista exclusiva, o Diretor Comercial Paul Smith disse à CNBC que o crescimento internacional da Anthropic está superando até mesmo as previsões mais otimistas da empresa, com grandes clientes se manifestando antes mesmo da presença física ser estabelecida em seus mercados.
Smith destacou que não havia, até recentemente, uma presença significativa da Anthropic na Europa, no Japão e em outros mercados internacionais, e, ainda assim, a empresa já possui um negócio muito relevante nessas regiões. Ele apontou para a rápida adoção em setores como ciências da vida e gestão de riqueza soberana.
A empresa dinamarquesa Novo Nordisk, responsável pelo Ozempic, utilizou o Claude para reduzir uma fase de análise e relatórios, que normalmente leva três meses no ciclo de desenvolvimento de um medicamento, para apenas alguns dias.
Contratações e expansão em mercados prioritários
A Anthropic está intensificando suas contratações em mercados globais prioritários. A empresa está recrutando líderes de país para Índia, Austrália e Nova Zelândia, Coreia e Singapura, enquanto uma expansão mais ampla está em andamento no Reino Unido, norte e sul da Europa, Alemanha, Áustria e Suíça.
Como parte de sua iniciativa internacional, a Anthropic está inaugurando seu primeiro escritório na Ásia, em Tóquio, e ampliando suas operações na Europa, incluindo mais de 100 novas oportunidades de emprego em Dublin e Londres, além de um centro de pesquisa focado em Zurique. Espera-se que mais localidades sejam anunciadas nos próximos meses.
A expansão global está sendo liderada por Chris Ciauri, que se juntou à Anthropic como diretor administrativo internacional. Ciauri tem vasta experiência no setor, tendo atuado anteriormente como CEO da Unily e em cargos seniores na Google Cloud e na Salesforce, onde trabalhou ao lado de Smith e ajudou a aumentar a receita na região EMEA de 200 milhões para mais de 3 bilhões de dólares.
Ele comentou que governos do G20 estão entrando em contato com a Anthropic para desenvolver iniciativas interessantes a nível de cidadania, além de que grandes empresas na Europa e na Ásia estão se aproximando da Anthropic para discutir casos de uso específicos do setor.
Um novo front na competição de IA
O impulso internacional da Anthropic surge em um momento em que a corrida pela Inteligência Artificial para empresas se torna mais competitiva e madura. Recentemente, a empresa alcançou uma taxa de receita de 5 bilhões de dólares, um aumento significativo em relação aos 87 milhões de dólares do início de 2024, impulsionada pela crescente demanda por sua família de modelos Claude em ambientes corporativos.
Esse marco posiciona a Anthropic diretamente em concorrência com as empresas estabelecidas do setor. Esta semana, a OpenAI lançou uma expansão de infraestrutura global de 850 bilhões de dólares com Oracle, Nvidia e SoftBank, com o objetivo de apoiar o crescimento contínuo. A Microsoft e o Google, por sua vez, estão incorporando Inteligência Artificial em todas as camadas de seus ecossistemas de produtividade, nuvem e desenvolvimento, facilitando para os diretores de TI a adição de ferramentas como Copilot ou Gemini sem a necessidade de reformular toda a estrutura.
A Anthropic aposta que as empresas buscam mais do que um simples complemento. O foco é proporcionar uma experiência de IA pura, com acesso direto aos modelos avançados do Claude, ao invés de uma simples melhoria dentro de softwares legados. Essa estratégia se tornou um ponto de diferenciação à medida que as empresas buscam a implementação em larga escala de IA.
Impacto da IA nas operações empresariais
Em diversos setores, as organizações agora estão incorporando IA em fluxos de trabalho centrais, não apenas para resumir informações ou gerenciar chats, mas também para tarefas como atendimento ao cliente, detecção de fraudes, análise regulatória, revisão de códigos e tomada de decisões complexas. No entanto, a análise de Smith revela que a maioria das grandes empresas adota estratégias híbridas, combinando acesso direto ao Claude com integrações através de plataformas como AWS, Google Cloud e outros fornecedores de terceiros.
Smith ressaltou que há uma boa razão para que, se uma empresa é cliente da AWS, também deve consumir a Anthropic através do Bedrock, ou, se for uma grande cliente do Google, fazê-lo através do Vertex. Em última instância, a relação entre uma empresa e um fornecedor como a Anthropic será multifacetada.
A equipe de IA aplicada da Anthropic, responsável por ajudar os clientes a implementar o Claude em escala, está programada para crescer cinco vezes no próximo ano. Ao contrário de alguns concorrentes, a empresa não depende da integração em suítes de produtividade ou de uma base de clientes legada. Seu foco é construir sistemas específicos e profundos para setores como telecomunicações, farmacêuticos, serviços financeiros e governos. Smith explica que a verdadeira implementação empresarial também requer um ecossistema mais amplo, incluindo grandes integradores de sistemas globais e consultorias especializadas que estejam treinadas para implementar o Claude Code e desenvolver agentes personalizados.
A Anthropic também está investindo em suporte contínuo e infraestrutura para soberania de dados, o que é especialmente importante para clientes em setores regulados.
A base de clientes do Claude
À medida que a adoção da IA corporativa se acelera, a atenção sobre sua eficácia também aumenta. Um estudo recente do MIT revelou que muitas das chamadas implantações mostraram pouco ou nenhum impacto mensurável, levantando questões reais sobre como essas ferramentas estão sendo realmente integradas. Entretanto, os executivos da Anthropic afirmam que o Claude já está trazendo resultados tangíveis em escala.
Na Europa e na região Ásia-Pacífico, o Claude está impulsionando operações empresariais centrais. No Norges Bank Investment Management da Noruega, o maior fundo soberano do mundo, o Claude auxilia na análise de investimentos de bilhões de dólares, já economizando 213 mil horas, resultando em um ganho de produtividade de 20% em 9 mil empresas de portfólio.
A Novo Nordisk reduziu o tempo de documentação clínica de mais de 10 semanas para apenas 10 minutos e cortou pela metade os ciclos de revisão. A SK Telecom, que está implementando o Claude na Coreia como parte de uma reestruturação abrangente de IA, aumentou a qualidade de atendimento ao cliente em 34%. O Parlamento Europeu tornou milhões de documentos históricos pesquisáveis e traduzíveis, e o Commonwealth Bank of Australia reduziu as perdas decorrentes de fraudes em 50%.
Smith afirmou que o sinal de demanda que a Anthropic está recebendo é sem precedentes. "Não existe uma única empresa no mundo que não tenha algum tipo de backlog de desenvolvimento de software." Ele também mencionou que o Claude Code, lançado em maio, já se tornou um produto de 500 milhões de dólares, com um aumento de 10 vezes em seu uso em apenas três meses.
Além disso, a localização — tanto linguística quanto cultural — é vista por Ciauri como um diferencial crucial. Ele citou a integração do Claude pela Panasonic como exemplo, com o conglomerado japonês utilizando modelos ajustados ao contexto local de idioma e cultura. "Esses são diferenciais super importantes quando se pensa em como realmente maximizar resultados para a empresa", comentou Ciauri.
"Você obtém esses nichos de sucesso," concluiu Smith, "que você pode, então, começar a escalar."
Fonte: www.cnbc.com