A Mudança de Vida de Markeiz Ryan
Experiência Transformadora no Vietnã
Antes de Markeiz Ryan, de 36 anos, deixar a Força Aérea dos Estados Unidos em 2019, ele fez uma viagem ao Vietnã, que alterou o rumo de sua vida. "Foi realmente divertido e superou todas as expectativas", relata Ryan à CNBC Make It. "Eu acabei tendo o melhor momento da minha vida, e aquela depressão simplesmente desapareceu."
Após a primeira visita ao Vietnã, em que experimentou uma felicidade profunda, Ryan começou a planejar seu retorno ao país asiático. Ele voltou aos Estados Unidos, onde completou seu serviço na Força Aérea em uma base militar localizada no Wyoming e, em seguida, foi dispensado de forma honorável em 2019.
Nova Vida no Vietnã
Logo após deixar a Força Aérea, Ryan decidiu se mudar para o Vietnã, onde atualmente vive com um orçamento médio de cerca de R$ 4 mil por mês, de acordo com documentos verificados pela CNBC Make It. Sua renda mensal é proveniente de várias fontes, incluindo a invalidez concedida pelo VA, o GI Bill, já que ele está cursando um mestrado, e o ensino da língua inglesa. Além disso, Ryan ocasionalmente realiza trabalhos temporários, como dublagens, e é um entusiasta do day trading.
Ryan enfrenta uma série de problemas de saúde, como artrite na coluna, questões respiratórias, dores auditivas e desafios de saúde mental decorrentes de sua experiência militar. "Pode não parecer muito nos Estados Unidos, mas pode ter certeza de que isso é mais do que suficiente para ter uma vida de classe média ou até acima da média no Vietnã", observa.
Adaptações e Desafios
Quando chegou ao Vietnã, ele contou com a ajuda de um amigo de longa data e corretor de imóveis para encontrar seu primeiro apartamento. Nos primeiros meses, ele trocou de residência com frequência devido à poluição sonora que encontrava em várias áreas, além de querer aproveitar os preços baixos dos aluguéis gerados pela pandemia de covid-19. "Há muito barulho, vendedores de rua e, às vezes, karaokê em alto volume, então se você é muito intolerante ao barulho, este pode não ser o lugar ideal para você", explica Ryan.
Um Novo Lar em Ho Chi Minh City
Em 2023, Ryan se mudou para um apartamento de dois quartos e um banheiro localizado em Ho Chi Minh City, um dos edifícios residenciais mais altos do país. Ele destaca que o que mais aprecia neste novo lar é a vista. "A vista aqui é incrível. Não consigo resistir a isso. Nunca vou sair do lugar, a menos que me mandem embora", afirma.
Suas contas de serviços públicos somam cerca de R$ 130 por mês, abrangendo eletricidade, água e serviços de limpeza.
Ryan já reside neste apartamento há dois anos e afirma não ter planos de deixá-lo, assim como também não tem intenção de se desfazer de sua vida no Vietnã. "Se eu sair, será porque o Vietnã pediu para eu ir embora. Nos Estados Unidos, sentia-me muito desmotivado. A sensação era de que, por mais que você trabalhe, ainda assim vive em situação de pobreza. Você está sempre correndo atrás de padrões que não consegue atingir", explica.
Uma Nova Perspectiva
"Agora, no Vietnã, isso tira uma grande parte da pressão financeira do seu dia a dia. Você foca no que te faz feliz, em quem você quer se tornar e como vai alcançar isso", acrescenta Ryan.
Esse novo estilo de vida, segundo ele, contrasta fortemente com o que vivia nos Estados Unidos. "Todos os dias, acordo com uma longa lista de tarefas que quero realizar, e não com as coisas que preciso fazer. É uma maneira completamente diferente de viver. Mesmo que você precise trabalhar 40 horas por semana aqui, isso é visto como um investimento no seu futuro. Sair do modo de sobrevivência torna tudo muito mais humano."
Fonte: www.cnbc.com