Impacto do Shutdown do Governo nas Decisões do Federal Reserve
Cenário de Constrangimento
A situação do Federal Reserve (Fed) se torna ainda mais complicada com a iminente suspensão das atividades governamentais em Washington, D.C. Caso o governo interrompa suas operações não essenciais à meia-noite, diversos relatórios econômicos, incluindo o relatório de empregos não agrícolas previsto para ser divulgado na sexta-feira, não serão liberados. Essa situação significa que os oficiais do Fed perderão o acesso a algumas das ferramentas mais relevantes utilizadas para determinar suas próximas ações em relação à política monetária.
Diferença e Importância dos Dados
Com a próxima reunião do Fed marcada para daqui a quatro semanas, a falta de informações sobre o mercado de trabalho representa um desafio significativo. Lydia Boussour, economista sênior da EY-Parthenon, destacou que "a ausência de dados laborais atualizados adicionaria uma camada de complexidade à tomada de decisões em um momento particularmente sensível." O Fed, por ser intrinsecamente dependente de dados, enfrenta uma dificuldade em determinar onde as taxas de juros devem ser ajustadas sem as informações necessárias.
Relatório de Empregos de Setembro
O relatório de empregos de setembro, elaborado pelo Bureau of Labor Statistics (BLS), será o primeiro teste dessa nova realidade. Este relatório é geralmente visto como a referência definitiva sobre a saúde do mercado de trabalho. Funcionários do Departamento do Trabalho já indicaram que os dados econômicos não serão coletados nem divulgados enquanto o shutdown perdurar. Portanto, os oficiais do Fed precisarão procurar informações em outras fontes, o que torna relatórios como o de contagem de empregos privado da ADP, divulgado na quarta-feira, ainda mais relevantes.
O Papel do Federal Reserve
Vale salientar que, como uma instituição que não recebe financiamento do Congresso, o Fed não será impactado diretamente pelo fechamento do governo. Em um discurso em uma conferência na terça-feira, em Nova York, moderada pela jornalista da CNBC Seema Mody, a presidente do Fed de Boston, Susan Collins, declarou: "Há uma variedade de outros dados que também analisamos para tentar entender os mercados de trabalho, e estamos explorando outras maneiras de fazer isso." Collins acrescentou que muitos desses dados são, de fato, fundamentados nas informações do BLS, o que pode se tornar problemático em função da falta de dados ao longo do tempo.
Expectativas do Mercado e Desafios Futuros
Os mercados aguardam, amplamente, que o Fed aprove cortes nas taxas de juros de um quarto de ponto percentual durante suas reuniões de outubro e dezembro. Entretanto, a incerteza a respeito de quais dados os formuladores de políticas utilizarão para tomar decisões pode gerar confusão adicional. Chris Rupkey, economista-chefe da FWDBonds, comentou que "se o governo federal fechar esta noite e os mercados forem obrigados a monitorar a economia utilizando relatórios de dados mais suaves, como a confiança do consumidor, os investidores estarão literalmente voando às cegas ao tentar avaliar a força das condições de negócios e econômicas."
Rupkey ainda ressaltou que os oficiais do Fed precisam se preparar para a incerteza que se aproxima e provavelmente terão que "trazer mais caixas de dardos para jogar no alvo" uma vez que as liberações de dados econômicos reais estarão ausentes.
Fonte: www.cnbc.com