Aqui estão os 2 principais fatores que estamos acompanhando no mercado de ações na próxima semana.

Perspectivas para o Federal Reserve

Expectativas para as próximas reuniões

O Federal Reserve (Fed) está prestes a realizar reuniões cruciais em relação à política monetária nas próximas semanas. Atualmente, as expectativas do mercado para cortes nas taxas de juros devem se moldar de acordo com os dados de emprego que serão divulgados nos próximos dias. Esses dados terão grande influência nas decisões do banco central durante suas duas reuniões de política monetária restantes do ano, agendadas para o final de outubro e a segunda semana de dezembro.

Conforme indicado pelo CME Group FedWatch, o mercado atribui uma probabilidade de aproximadamente dois terços para que a taxa de juros básica do Fed, que é a taxa de empréstimo overnight, seja reduzida em meio ponto percentual até o final do ano. Ao mesmo tempo, há uma chance de cerca de um terço para que ocorra uma única redução de um quarto de ponto, o que não pode ser desconsiderado. A leitura recente do índice de preços de gastos pessoais de consumo (core PCE) referente a agosto não alterou a discussão.

Reunião de setembro e as falas de membros do Fed

O Fed costuma ajustar suas taxas de juros em incrementos de um quarto de ponto, como fez na reunião do dia 17 de setembro, quando promoveu a primeira redução em nove meses. Durante essa reunião, uma leve maioria dos banqueiros centrais projetou duas reduções adicionais. Porém, com a agenda de pronunciamentos de vários membros do Fed nos próximos dias, a conversa sobre as próximas ações do banco pode ganhar novos contornos. O presidente do Fed, Jerome Powell, enfatizou que a instituição se baseia nos dados e não está seguindo um roteiro pré-estabelecido.

Dado que o Fed demonstrou preocupação maior com os riscos para o mercado de trabalho em relação ao seu duplo mandato do que com a inflação, os investidores estarão atentos aos números de emprego que se aproximam. Um calendário de resultados corporativos tranquilo reforça ainda mais a influência que esses dados terão sobre o mercado de ações, que vem apresentando um desempenho negativo recente. No entanto, espera-se que setembro e o terceiro trimestre terminem de forma mais robusta, ambos se encerrando na próxima terça-feira.

Potencial fechamento do governo

Um fator adicional na agenda desta semana é a possível paralisação do governo, uma vez que o financiamento governamental se esgota na terça-feira. Segundo a NBC News, o presidente Donald Trump se reunirá com os principais líderes do Congresso na segunda-feira. Os republicanos afirmaram que não farão concessões para a aprovação de um projeto de financiamento de curto prazo, insistindo que qualquer negociação pode ocorrer durante o processo de apropriações.

Dados de Emprego a Serem Monitorados

Acompanhamento da semana do emprego

A semana do emprego começa na terça-feira, com a divulgação do relatório JOLTS, que será complementado com a divulgação do relatório de empregos não agrícola em setembro na sexta-feira. A principal questão a ser analisada nos dados será se o mercado de trabalho está mostrando sinais de fraqueza adicional, o que sustentaria o argumento por cortes múltiplos nas taxas até o final do ano, ou se há alguma evidência de melhora que possa levar o banco central a hesitar em realizar mais cortes, dado que a inflação ainda se encontra bem acima da meta de 2%.

Na manhã de terça-feira, será divulgado o Relatório de Vagas de Emprego e Rotatividade da Mão de Obra, conhecido como JOLTS. Este relatório apresenta a quantidade de vagas disponíveis na economia, bem como as taxas de demissão e demissão involuntária. Como um indicador da rigidez do mercado de trabalho, ele tem implicações diretas sobre os aumentos salariais e, consequentemente, sobre as pressões inflacionárias. Em julho, o número de desempregados superou o de vagas de emprego pela primeira vez desde abril de 2021.

Relatório do setor privado e pedidos de auxílio

Na quarta-feira, será divulgado o relatório de emprego do setor privado, elaborado pela empresa de processamento de folha de pagamento ADP. Economistas esperam a adição de 35.000 empregos nas empresas dos Estados Unidos em setembro, uma diminuição considerável em comparação aos 54.000 do relatório de agosto. O relatório da ADP em junho deste ano mostrou evidências iniciais de que o mercado de trabalho estava mais fraco do que se acreditava anteriormente, evidência que ficou mais clara após as revisões significativas nos dados de empregos do governo que foram divulgadas junto com o relatório de agosto.

Na quinta-feira, será apresentado o panorama semanal de pedidos iniciais de seguro-desemprego. A série da semana passada, que se referia aos sete dias encerrados em 20 de setembro, foi encorajadora, mostrando que os pedidos pela primeira vez totalizaram 218.000, um número que ficou abaixo das expectativas de 235.000 da Dow Jones. O resultado também representou uma redução de 14.000 em relação ao relatório anterior, apoiando a crença de que o aumento nos pedidos de desemprego no início de setembro, que atingiu o nível mais alto desde outubro de 2021, não representa o início de um aumento sustentável de demissões.

Relatório de empregos não agrícola

A semana culmina na manhã de sexta-feira com o relatório de empregos não agrícola de setembro, que será o último relatório mensal de emprego antes da reunião do Fed nos dias 28 e 29 de outubro. Economistas consultados pela FactSet esperam que a economia dos Estados Unidos tenha adicionado 43.000 empregos durante o mês, mantendo a taxa de desemprego estável em 4,3% desde agosto. Também estarão sendo observadas as revisões do relatório de agosto, que inicialmente mostrava ganhos de 22.000 empregos, e os dados de julho, que já havia sido modestamente revisado para um total de 79.000.

Mercado de Títulos

Vigilância no mercado de títulos

Nos próximos dias, a atenção do mercado estará voltada para os títulos do Tesouro, com a expectativa de que a alta nos rendimentos dos títulos de longo prazo possa ter chegado ao fim. Em uma análise realizada na quinta-feira, ficou claro que os investidores do mercado acionário não podem ignorar as movimentações no mercado de títulos, especialmente se possuem ações de empresas que dependem de taxas de hipoteca mais baixas para estimular a atividade no mercado imobiliário.

O que se esperava era que a política de flexibilização do Fed pudesse ser acompanhada por uma diminuição nos rendimentos dos Treasuries de longo prazo, como o título de referência de 10 anos, que exerce grande influência sobre os financiamentos imobiliários. Isso ocorreu antes da redução das taxas pelo Fed. No entanto, após a efetiva redução, os rendimentos de longo prazo apresentaram uma elevação, um fenômeno que já havia sido observado em setembro passado, quando o banco central iniciou seu ciclo de cortes.

Expectativa para os próximos dados

A próxima semana também contará com a divulgação de outros relatórios importantes que merecem destaque. Na segunda-feira, será divulgado o Índice de Vendas Pendentes da Associação Nacional de Corretores de Imóveis. Na quarta e na sexta-feira, respectivamente, serão apresentados os índices de atividade dos setores de manufatura e serviços, elaborados pela Institute for Supply Management. Na quinta-feira, teremos o relatório sobre os pedidos de fábrica de agosto, que trará atualizações sobre os pedidos de bens duráveis.

Com todos esses relatórios, a maneira como o mercado de títulos reage aos números é tão importante quanto os números em si. Na última quinta-feira, a combinação dos pedidos de seguro-desemprego melhores que o esperado, juntamente com uma revisão positiva do PIB do segundo trimestre, exercitou pressão de alta nos rendimentos. Embora o núcleo do PCE na sexta-feira tenha inicialmente aliviado essa pressão, os rendimentos de 10 anos inverteram a tendência e apresentaram alta conforme o dia avançava.

Agenda da Semana

Segunda-feira, 29 de setembro

  • Índice de Vendas Pendentes da Associação Nacional de Corretores de Imóveis às 10h (horário de Brasília)
  • Relatórios de resultados antes da abertura: Carnival Corp. (CCL)
  • Relatórios de resultados após o fechamento: Jefferies Financial Group (JEF), Vail Resorts (MTN), Progress Software Group (PRGS)

Terça-feira, 30 de setembro

  • Índice de Preços de Casas FHFA para julho às 9h (horário de Brasília)
  • Relatório JOLTS às 10h (horário de Brasília)
  • Pesquisa de Confiança do Consumidor do Conference Board às 10h (horário de Brasília)
  • Relatórios de resultados antes da abertura: Lamb Weston (LW), United Natural Foods (UNFI), Paychex (PAYX)
  • Relatório de resultados após o fechamento: Nike (NKE)

Quarta-feira, 1 de outubro

  • Pesquisa de Emprego ADP às 8h15 (horário de Brasília)
  • PMI de Manufatura da Institute for Supply Management às 10h (horário de Brasília)
  • Relatórios de resultados antes da abertura: Acuity Brands (AYI), Conagra Brands (CAG), RPM International (RPM)

Quinta-feira, 2 de outubro

  • Pedidos iniciais de auxílio-desemprego às 8h30 (horário de Brasília)
  • Pedidos de Bens Duráveis (leitura final) às 10h (horário de Brasília)
  • Relatórios de resultados antes da abertura: AngioDynamics (ANGO)

Sexta-feira, 3 de outubro

  • Relatório de Empregos Não Agrícolas de setembro às 8h30 (horário de Brasília)
  • PMI de Serviços da ISM às 10h (horário de Brasília)

As informações aqui apresentadas estão sujeitas a termos e condições, além da política de privacidade e isenção de responsabilidade do clube de investimentos. Nenhuma obrigação fiduciária ou dever é criado por meio da recepção das informações relacionadas ao clube de investimentos. Nenhum resultado ou lucro específico é garantido.

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

Vance afirma que ‘fraude’ é generalizada no uso dos créditos tributários do ACA.

FAQ: Por que os Estados Unidos acabaram de oferecer um auxílio de $20 bilhões à Argentina?

A dominância da OpenAI é algo que Silicon Valley nunca testemunhou antes.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais