Argentina adquire US$ 808 milhões em Direitos Especiais de Saque dos EUA para quitar dívidas com o FMI.

Argentina Adquire Direitos Especiais de Saque

A Argentina adquiriu um total de US$ 808 milhões em Direitos Especiais de Saque (DES) do Tesouro dos Estados Unidos, conforme foi divulgado no último domingo (1) pelo jornal local La Nación. Este movimento financeiro foi realizado com o objetivo de atender a um pagamento de juros ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Contexto do Acordo

A aquisição dos DES seguiu-se à assistência financeira significativa fornecida pelos Estados Unidos no ano passado, a qual foi crucial para ajudar a Argentina a evitar uma crise cambial. Os Direitos Especiais de Saque são considerados um ativo de reserva internacional, criado pelo FMI e que se fundamenta em uma cesta de moedas principais.

Relações Bilaterais e Governo Atual

Sob a administração do presidente ultraliberal Javier Milei, a Argentina firmou um papel destacado como um parceiro estratégico do governo do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, na região da América Latina. Esse alinhamento político tem sido evidenciado em diversas frentes.

O Ministério da Economia da Argentina não retornou de forma imediata a solicitação de comentários sobre a transação em questão.

Fonte: www.moneytimes.com.br

Related posts

Bolsas da Ásia sobem com novos recordes em Tóquio sob a liderança de Takaichi

Momentos B3: Destaques de São Martinho, Vale, BB Seguridade, Motiva e Mais nesta Terça-feira (10)

Após avançar sobre os cartões, o Pix pode conquistar 50% do e-commerce brasileiro até 2028.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais