Arquitetos da IA como Pessoas do Ano de 2025
A revista Time anunciou nesta quinta-feira, dia 11, as personalidades reconhecidas como "Arquitetos da IA" como as Pessoas do Ano em 2025.
Capa da Revista
Na capa da edição americana do periódico, estão retratados Mark Zuckerberg, CEO da Meta; Lisa Su, CEO da AMD; Elon Musk, da xAI; Jensen Huang, presidente e CEO da Nvidia; Sam Altman, CEO da OpenAI; Demis Hassabis, CEO da DeepMind Technologies; Dario Amodei, CEO da Anthropic; e Fei-Fei Li, co-diretora do Instituto de IA Centrada no Ser Humano de Stanford e CEO da World Labs. As figuras estão posicionadas lado a lado sobre um suporte de aço no topo de um prédio, referência à icônica fotografia "Lunch Atop a Skyscraper" ("Almoço no Topo de um Arranha-Céus"), registrada em 1932, em Nova York.
O Impacto da Inteligência Artificial
Sam Jacobs, o editor-chefe da Time, afirmou: "Este foi o ano em que todo o potencial da inteligência artificial se revelou e quando ficou claro que não haveria como voltar atrás ou optar por não participar. Qualquer que fosse a pergunta, a IA era a resposta". Ele observou que a inteligência artificial acelerou a pesquisa médica e a produtividade, além de tornar possíveis o que antes era considerado impossível.
A Escolha do Ano e Seus Efeitos
A seleção da Pessoa do Ano pela Time visa atrair a atenção global para debates que moldam a sociedade contemporânea. Ao escolher os CEOs das grandes empresas de tecnologia, a revista destaca questões que afetam a sociedade de maneira significativa. Em 2026, o veículo completará 100 anos de escolha dos homenageados.
Jacobs enfatizou que "Neste ano, ninguém teve um impacto maior do que os indivíduos que imaginaram, projetaram e construíram a IA. A humanidade determinará o futuro da IA, e cada um de nós pode desempenhar um papel na definição de sua estrutura e futuro".
Reconhecimento da Disruptividade
O editor-chefe continuou: "Por essas razões, reconhecemos uma força que dominou as manchetes do ano, para o bem ou para o mal. Ao inaugurar a era das máquinas pensantes, por impressionar e preocupar a humanidade, por transformar o presente e transcender o possível, os Arquitetos da IA são a Pessoa do Ano de 2025 da TIME".
A Time destacou, em seu conteúdo, tanto os aspectos disruptivos e benéficos da inteligência artificial quanto os seus potenciais efeitos adversos e impactos globais.
Desafios e Consequências
A revista ressaltou a quantidade de energia necessária para manter os sistemas de IA em funcionamento, que consome muitos recursos. Também foram mencionadas preocupações com a perda de empregos, a proliferação de desinformação e a possibilidade de ataques cibernéticos em larga escala sem a intervenção humana. Além disso, as empresas de IA estão atreladas à economia global, em uma situação com consequências de grandes proporções.
Concentração de Poder
Outro ponto abordado pela Time foi a concentração de poder nas mãos de um pequeno grupo de líderes empresariais, algo que não se via dessa forma desde a Era Dourada. Jacobs escreveu: "Se o passado serve de exemplo, isso resultará tanto em avanços significativos quanto em maior desigualdade."
Referência a Donald Trump
Jacobs também mencionou a presença de líderes de empresas de tecnologia americanas na posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que foi nomeado “Personalidade do Ano” da Time em 2024, recebendo a honra pela segunda vez, já que a primeira foi em 2016.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br