Associações comemoram encontro Lula-Trump e aguardam “resultados tangíveis”

Encontro entre Líderes: Brasil e Estados Unidos

As associações produtivas brasileiras avaliam de maneira positiva o encontro realizado entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Donald Trump, no último domingo (26), na Malásia. As entidades expressam a expectativa de que a reunião entre os líderes avance para resultados concretos que beneficiem seus setores.

Cecafé e suas Expectativas

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) demonstra satisfação com o diálogo entre o Palácio do Planalto e a Casa Branca. Entretanto, a entidade aguarda resultados específicos, especialmente no que se refere à isenção das tarifas atualmente impostas ao setor cafeeiro. Essa medida é vista como crucial para a redução da pressão inflacionária sobre o produto no mercado norte-americano, além de contribuir para a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva brasileira. O posicionamento foi divulgado em uma nota à imprensa.

Avaliação da CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) também analisa o encontro como um avanço significativo. A entidade afirma que a conversa entre Lula e Trump representa um progresso concreto nas tratativas bilaterais entre os dois países.

Em nota oficial, o presidente da CNI, Ricardo Alban, enfatiza que a resolução do impasse comercial trará previsibilidade e competitividade às exportações brasileiras. Alban destaca que é natural que os Estados Unidos tentem proteger suas cadeias produtivas, mas defende a necessidade de um processo racional, transparente e baseado em dados para que se possa avançar de forma construtiva.

Otimismo da Amcham

A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) mostra-se otimista com o encontro entre os presidentes. A entidade avalia que a reunião constitui um importante avanço no diálogo entre os dois governos e fortalece a possibilidade de um acordo bilateral. Contudo, enfatiza que é necessário continuar avançando nas negociações.

Desse modo, Abrão Neto, presidente da Amcham Brasil, ressalta a importância de intensificar as negociações, com novas rodadas previstas a partir do encontro, visando um entendimento em curto prazo que amplie as oportunidades de comércio e investimentos entre as duas maiores economias das Américas.

Avaliação da ABIEC

De acordo com uma nota da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), a entidade considera o encontro entre Lula e Trump de forma positiva. Para a ABIEC, a reunião enfatiza a relevância do diálogo para o fortalecimento das relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos, além de evidenciar a disposição de ambos os governos para avançar nas discussões acerca das tarifas atualmente em vigor.

A reunião entre os líderes países traz esperanças e expectativas de mudanças significativas nas relações comerciais, impactando não apenas os setores diretamente envolvidos, mas também a economia brasileira como um todo.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Related posts

Von der Leyen: Europa e Brasil dão passos significativos em direção a acordo sobre metais raros

Inter conquista autorização do Fed para operar como banco estrangeiro nos EUA

Petrolíferas globais demandam mudanças na Venezuela

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais