Atividade Empresarial nos EUA Rejuvenece em Outubro, Revela PMI

Aceleração da Atividade Empresarial nos Estados Unidos

Contexto Geral

A atividade empresarial nos Estados Unidos apresentou um aumento em outubro. No entanto, a deterioração das perspectivas econômicas, atribuída à política comercial protecionista do governo Trump, tem limitado os ganhos no mercado de trabalho. Adicionalmente, as empresas enfrentam um acúmulo de produtos não vendidos, em meio à queda nas exportações.

Indicadores Econômicos

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto preliminar da S&P Global, que monitora os setores industrial e de serviços, subiu para 54,8 em outubro, comparado a 53,9 em setembro. Uma leitura acima de 50 indica expansão no setor privado.

O setor de serviços foi o principal responsável pela melhoria, enquanto a indústria manteve um ritmo de crescimento constante. Este indicador sugere que a economia dos Estados Unidos começou o quarto trimestre em uma base sólida. No entanto, a ausência de dados oficiais, devido à paralisação do governo dos EUA em meio a um impasse sobre o financiamento entre republicanos e democratas no Congresso, dificulta a avaliação precisa da saúde econômica.

Mercado de Trabalho e Consumo

Dados referentes ao mês de agosto mostraram um mercado de trabalho estagnado, com as empresas relutantes em aumentar contratações. Contudo, os gastos dos consumidores mostraram-se resilientes, principalmente entre as famílias de maior renda.

Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, destacou que a confiança das empresas em relação às perspectivas para o próximo ano se deteriorou consideravelmente, atingindo um dos níveis mais baixos nos últimos três anos. As empresas estão particularmente preocupadas com o impacto das tarifas sobre seus negócios.

Desafios na Indústria

Williamson também observou que as empresas estão alarmadas com as vendas de exportação decepcionantes, especialmente no setor de manufatura. As fábricas estão registrando um aumento sem precedentes no estoque de produtos não vendidos.

Adicionalmente, a pesquisa indicou que a medida de novos pedidos recebidos pelas empresas aumentou de 53,1 em setembro para 54,2 em outubro. Entretanto, o indicador de pedidos de exportação apresentou uma queda acentuada, indo de 49,7 em setembro para 47,8, marcando a mínima em seis meses.

Preços e Inflação

No que diz respeito à estrutura de preços, a medida de preços cobrados pelas empresas caiu de 56,5 em setembro para 55,2 em outubro. Em contrapartida, a medida referente aos preços pagos por insumos subiu de 60,6 para 60,8, o que pode ser atribuído às tarifas em vigor.

As implicações dessas mudanças para a inflação ainda não são claras. Embora os preços ao consumidor tenham registrado um aumento devido ao repasse das tarifas, o crescimento desses preços não superou as expectativas mais pessimistas dos economistas.

Crescimento no Setor de Serviços

A medida de emprego no setor privado subiu de 50,6 em setembro para 51,4 em outubro, sendo que todos os ganhos foram registrados no setor de serviços. Por outro lado, houve uma desaceleração no crescimento do emprego nas fábricas.

A S&P Global comentou que o crescimento do emprego em ambos os setores foi restringido pela escassez de candidatos qualificados para substituição, além de refletir preocupações quanto às necessidades de pessoal, considerando os níveis atuais de vendas e a incerteza sobre as perspectivas de demanda.

Opiniões e Observações Finais

A situação econômica descrita reflete um cenário complexo, onde a atividade empresarial apresenta sinais de crescimento, mas é ofuscada por preocupações significativas sobre as tarifas e o mercado de trabalho.

A combinação de uma melhora nos índices de atividade industrial e de serviços junto com a estagnação nas contratações indica que as empresas estão em um estado de cautela, enquanto tentam navegar por um ambiente econômico repleto de incertezas.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Related posts

Ranking com Natura, Grupo Boticário e Mercado Livre no topo

Shutdown histórico nos EUA completa 36 dias; confira os impactos.

Hotel Marangatú é inaugurado em SP com um investimento de R$ 120 milhões.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais