Atrasos em voos nos EUA superam 2,7 mil devido à paralisação do governo

Atrasos nas Viagens Aéreas nos Estados Unidos

A turbulência nas viagens aéreas nos Estados Unidos ganhou novos contornos, com mais de 2.700 voos atrasados em todo o país nesta segunda-feira. No domingo anterior, foram registrados mais de 8.600 atrasos. Essa situação é em grande parte atribuída ao aumento nas ausências dos controladores de tráfego aéreo, em meio à paralisação do governo federal, que já se estende por 27 dias.

Causas dos Atrasos

A Administração Federal de Aviação (FAA) informou que a falta de pessoal está impactando os voos, especialmente no sudeste dos Estados Unidos e no Aeroporto de Newark, em Nova Jersey. A agência também decidiu impor um atraso em terra no Aeroporto Internacional de Los Angeles, resultando em um tempo médio de espera de 25 minutos.

Desempenho das Companhias Aéreas

Entre as principais companhias aéreas, a situação de atrasos se distribuiu da seguinte forma no domingo:

  • Southwest Airlines: 45% (cerca de 2.000) de seus voos foram atrasados.
  • American Airlines: Quase 1.200 voos (aproximadamente um terço) enfrentaram atrasos.
  • United Airlines: 24% (739 voos) atrasados.
  • Delta Air Lines: 17% (610 voos) atrasados.

Adicionalmente, cerca de 13.000 controladores de tráfego aéreo e 50.000 funcionários da Administração de Segurança dos Transportes (TSA) estão trabalhando sem remuneração.

Impacto da Paralisação

O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, alerta que as interrupções nos voos podem aumentar ainda mais, especialmente à medida que os controladores se deparam com a perspectiva de perder seu primeiro pagamento integral na terça-feira. Na mesma segunda-feira, a distribuição de atrasos entre as companhias aéreas foi a seguinte:

  • Southwest Airlines: 15% dos voos atrasados.
  • American Airlines: 12% dos voos atrasados.
  • Delta Air Lines: 9% dos voos atrasados.

Um funcionário do Departamento de Transportes dos EUA revelou que 44% dos atrasos registrados no domingo foram em decorrência de ausências de controladores, um aumento considerável em comparação aos 5% habituais.

Frustração do Público e Pressão Política

Os crescentes atrasos e cancelamentos têm gerado frustração entre os viajantes e intensificado a preocupação acerca dos efeitos da paralisação do governo. Esse cenário está gerando uma pressão crescente sobre os parlamentares para que cheguem a um consenso em relação ao impasse orçamentário que causou essa situação.

Situação dos Controladores de Tráfego Aéreo

Atualmente, a FAA conta com aproximadamente 3.500 controladores de tráfego aéreo a menos do que os níveis considerados ideais. Muitos desses profissionais já estavam trabalhando horas extras e em semanas de seis dias, mesmo antes da interrupção. Em um contexto histórico, durante uma paralisação do governo que se estendeu por 35 dias em 2019, o número de ausências entre controladores e funcionários da TSA cresceu ainda mais, uma vez que esses trabalhadores não estavam recebendo seus salários. Isso resultou em aumentos nos tempos de espera em diversos pontos de verificação de aeroportos. As autoridades acabaram precisando restringir o tráfego aéreo em grandes centros como Nova York e Washington.

Considerações Finais

À medida que a paralisação do governo continua, as implicações para o setor de aviação e os viajantes se tornam cada vez mais evidentes, refletindo a interdependência entre a operação dos serviços essenciais e a estabilidade da gestão pública. O acompanhamento constante da situação é indispensável para entender o futuro das viagens aéreas nos Estados Unidos.

Fonte: www.moneytimes.com.br

Related posts

Bolsas asiáticas mantêm alta recente, mesmo com desempenho misto de Wall Street

Lucro líquido ajustado da TIM (TIMS3) avança 27,9% no 4º trimestre, alcançando R$ 1,349 bilhão

Farol Econômico: Principais Indicadores que Impactam as Bolsas nesta Quarta-feira (11/02/2026)

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais