UBS BB Eleva Preço-Alvo da Auren
O UBS BB aumentou o preço-alvo da Auren (AURE3) de R$ 9 para R$ 12 por ação, mantendo a recomendação neutra para a empresa do setor elétrico. De acordo com o banco, a companhia está em evolução, com melhorias nas operações e uma redução de alavancagem que ainda está pendente.
Motivos para a Reavaliação
A atualização no preço-alvo reflete a incorporação dos resultados mais recentes, bem como a eficiência de custos. A equipe de analistas, liderada por Giuliano Ajeje, afirma que a tese da companhia continua centrada na melhoria operacional, especialmente em relação aos ativos adquiridos na fusão com a AES Brasil, além da redução de alavancagem.
Atualmente, a Auren apresenta uma relação dívida líquida/Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 4,8 vezes. Um valor mais elevado indica maior risco financeiro.
Desempenho de Alavancagem
Até o terceiro trimestre de 2024, a empresa tinha uma alavancagem baixa, com o indicador em 1,6 vez antes da aquisição da AES, em outubro de 2024. Com a fusão, a alavancagem subiu para 5,7 vezes.
Desde então, a Auren conseguiu reduzir a alavancagem em 0,9 vez, alcançando o atual patamar de 4,8 vezes.
O UBS BB afirmou: “O progresso veio da sólida geração de caixa, do crescimento dos lucros e da gestão de passivos, reduzindo o ônus financeiro da alta alavancagem e das altas taxas de juros. Esperamos que a empresa continue a progredir organicamente em sua desalavancagem, tanto com a geração de caixa quanto com o crescimento do Ebitda”.
Integração com a AES Brasil
Desde a aquisição da AES Brasil, os analistas destacam que a Auren melhorou a disponibilidade dos ativos adquiridos, que atingiu 92% no segundo trimestre de 2025, um avanço de 5,7 pontos percentuais em comparação ao ano anterior.
A empresa também reportou sinergias de R$ 154 milhões no quarto trimestre de 2024 e nos primeiros e segundos trimestres de 2025.
Segundo o banco, “esse valor está, de forma geral, alinhado com as sinergias anuais de R$ 250 milhões atualmente esperadas, já superando os R$ 120 milhões que a empresa havia inicialmente comunicado ao mercado como economia prevista”.