Banco Central da China mantém taxas de juros inalteradas.

O Banco Popular da China decidiu manter suas principais taxas de juros inalteradas nesta segunda-feira, 20 de outubro. Essa decisão foi amplamente antecipada pelo mercado e reforça a postura de estabilidade da autoridade monetária diante dos desafios econômicos enfrentados pelo país.

Taxas de Juros Mantidas

A taxa básica de empréstimo (LPR) para um ano, que serve como referência para novos financiamentos corporativos, permanece em 3,00%. Por sua vez, a LPR de cinco anos, que é utilizada como base para os empréstimos imobiliários, mantém-se em 3,50%. Essas taxas já haviam sido mantidas inalteradas no mês de setembro, o que sinaliza que Pequim prossegue com cautela na condução de sua política monetária. A estratégia busca equilibrar o apoio à atividade econômica com a necessidade de contenção de riscos financeiros.

Estímulo Direcionado

A decisão do Banco Central Chinês reflete a percepção de que as autoridades preferem estimular o crescimento econômico por meio de medidas mais direcionadas, ao invés de realizar cortes amplos nas taxas de juros. Cortes mais substanciais poderiam impactar negativamente a moeda local, o iuan, e agravar a saída de capitais do país.

Impacto nos Mercados Financeiros

A manutenção das taxas de juros tende a fornecer um tom de estabilidade de curto prazo para a bolsa de valores de Xangai, conhecida como SSE (Shanghai Stock Exchange). Contudo, os investidores continuam atentos à divulgação de próximos indicadores relacionados ao crédito e ao crescimento econômico da China, uma vez que esses números podem redefinir as expectativas em relação às taxas de juros nas reuniões futuras. O foco está na observação de como o mercado reagirá a essas informações.

Siga-nos nas redes sociais

Fonte: br.-.com

Related posts

Groenlândia agradece aos países europeus pela resposta às tarifas de Trump

Brasil aguarda “moderação” da UE na aplicação de mecanismo de proteção ao mercado

Parlamentares da UE exigem cancelamento do acordo com os EUA após ameaça à Groenlândia

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais