Downgrade de Empresas de Transporte
O Bank of America está se afastando de duas das maiores empresas de transporte do mundo após a ampla eliminação da isenção de envio de baixo valor pelo presidente Donald Trump. O analista Ken Hoexter rebaixou a classificação da UPS para "desempenho abaixo da média", de "neutro", e da FedEx para "neutro", de "compra", colocando expectativas mais fracas sobre empresas que são geralmente consideradas como indicadores da economia dos Estados Unidos.
Revisão das Metas de Preços
Hoexter reduziu sua meta de preço para a UPS em US$ 8, levando-a a US$ 83, o que implica em uma queda de cerca de 1%. Ele também diminuiu sua meta para a FedEx em US$ 5, para um total de US$ 240, sugerindo um potencial de valorização de 6,3%. Na comunicação enviada aos clientes na quinta-feira, ele afirmou: "Reduzimos nossas classificações … à medida que consideramos a pressão crescente sobre volume e custos, após nossa análise recente sobre os impactos da isenção de baixo valor nos transportadores de carga aérea."
Mudanças nas Políticas de Importação
A revogação da isenção de baixo valor, que permitia a chegada de pacotes de baixo valor aos Estados Unidos sem a imposição de taxas comerciais, entrou em vigor na sexta-feira. Com as novas políticas, qualquer mercadoria importada enviada através da rede postal internacional e que tenha valor igual ou inferior a US$ 800 agora está sujeita às taxas aplicáveis.
Impactos no Volume de Carga
Os envios que estavam sob esse status de isenção de taxas representavam 92% de toda a carga chegando aos Estados Unidos, o que equivale a até quatro milhões de pacotes por dia. A FedEx e a UPS respondem por uma parte significativa do volume diário de pacotes que chegam ao país, como destacado por Hoexter. O analista mencionou que pacotes da categoria Internacional Priority & Economy representam 17% e 16% das receitas da FedEx e da UPS, respectivamente. Isso se traduz em aproximadamente 1,1 milhão de pacotes por dia dos 17 milhões de pacotes que a FedEx entrega em média diariamente e cerca de 1,7 milhão dos 20 milhões de pacotes da UPS.
Expectativas para o Futuro
"Os 2,8 milhões combinados não são todos de baixo valor, mas representam uma parte considerável dos quatro milhões de envios diários de baixo valor", disse Hoexter, acrescentando que "a remoção da isenção de baixo valor deve resultar em uma temporada de pico aéreo moderada em 2025, uma vez que os mercados restritos no período de 2023/2024 foram impulsionados pela demanda aérea de empresas de comércio eletrônico chinesas que utilizavam a brecha da isenção de baixo valor."
Desempenho Financeiro da UPS
Os desafios associados à remoção dessa política já apareceram nos resultados da UPS. A empresa anunciou em 29 de julho uma queda no lucro e na receita do segundo trimestre, afirmando que os volumes médios diários de maio e junho caíram 34,8% em comparação ao ano anterior na rota comercial entre os Estados Unidos e a China, desde o fim da isenção de baixo valor para importações da China e de Hong Kong, que tornou-se efetiva em 2 de maio.
Desempenho das Ações
No que diz respeito ao desempenho das ações, as ações da UPS caíram cerca de 33,5% neste ano, enquanto as ações da FedEx caíram quase 19,8%.