Banco da Inglaterra reduz juros em votação apertada, mas alerta para cautela em futuros cortes.

Banco da Inglaterra Reduz Taxa de Juros

O Banco da Inglaterra decidiu cortar a taxa de juros nesta quinta-feira, dia 18, em uma votação apertada. Essa medida sinaliza que o ritmo de redução dos custos de empréstimos, que já era gradual, pode tornar-se ainda mais lento.

Contexto da Decisão

A decisão ocorre após uma significativa queda da inflação, conforme revelado nos dados desta semana. Além disso, houve uma nova previsão por parte da equipe do banco central, indicando que o crescimento econômico deverá ficar estagnado até o final de 2025. Durante a votação, cinco membros do Comitê de Política Monetária optaram pela redução da taxa de referência pela quarta vez neste ano, passando de 4,0% para 3,75%. Em contraste, os quatro membros restantes defenderam a manutenção da taxa, devido a preocupações com a alta inflação do Reino Unido, que permanece a mais elevada entre as economias do G7.

Mudança de Posição do Presidente do Banco Central

O presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, alterou sua posição e votou favoravelmente ao corte da taxa, decidindo assim o resultado da votação. Ele afirmou que, apesar de um entendimento de que os juros estão em um caminho de queda gradual, cada redução torna-se uma decisão cada vez mais difícil.

Expectativas sobre o Mercado de Trabalho e Inflação

Bailey observou que ainda não foram identificadas evidências de uma desaceleração acentuada no mercado de trabalho. No entanto, ele também destacou que as expectativas de inflação ainda não apresentaram uma queda significativa. Antes da votação, a maioria dos analistas consultados pela Reuters previa um resultado de 5 a 4 a favor do corte da taxa de juros.

Preocupações dos Membros do Comitê

O Comitê de Política Monetária reiterou as declarações de Bailey ao final da reunião. Contudo, alguns membros que votaram contra o corte expressaram suas preocupações. A vice-presidente Clare Lombardelli manifestou uma preocupação maior com o risco de que a inflação se mostre mais forte do que o esperado, apontando que os dados recentes só mostraram um enfraquecimento "na margem".

O economista-chefe Huw Pill acrescentou que observa um risco maior de a inflação permanecer em níveis altos, em comparação a uma possível queda acentuada.

Taxas de Juros e Comparação Internacional

A redução de 25 pontos base levou a taxa de juros do Reino Unido ao seu menor patamar em quase três anos, embora a taxa ainda seja quase o dobro da taxa correspondente do Banco Central Europeu. Apesar da recente queda, a inflação britânica ainda se mantém elevada em comparação a outras economias similares, em parte devido à decisão da ministra das Finanças, Rachel Reeves, do ano passado, que incluiu o aumento de impostos sobre os empregadores. Recentemente, a inflação caiu de maneira inesperada para 3,2%, conforme os dados divulgados na última quarta-feira.

Perspectivas de Inflação e Crescimento

O Banco da Inglaterra afirmou que existe agora uma expectativa de que a inflação se aproxime mais rapidamente da meta no curto prazo, embora o risco de ela permanecer em níveis elevados tenha diminuído ligeiramente. A possibilidade de uma demanda fraca, que poderia empurrar a inflação para um nível muito baixo, ainda é uma consideração que o banco central mantém em seu comunicado pós-reunião.

Além disso, o banco central revisou suas expectativas de crescimento econômico, prevendo agora um crescimento nulo nos últimos três meses de 2025, em contraste com uma previsão de crescimento de 0,3% divulgada no mês anterior. Acredita-se que o crescimento subjacente seja um pouco mais forte, estimando-se cerca de 0,2% por trimestre.

Situação Econômica Atual

Nos três meses que se encerraram em outubro, a economia do Reino Unido apresentou uma contração de 0,1%. Esse resultado ocorreu em meio a relatos que indicam que as empresas interromperam projetos de investimento antes do orçamento de Reeves, programado para o dia 26 de novembro.

Fonte: www.moneytimes.com.br

Related posts

Estudantes se preparam para descobrir as notas do Enem; confira datas e formas de consulta.

Santander reavalia setor de educação e destaca Ser Educacional (SEER3) como a principal escolha; Confira o ranking completo.

O impacto da troca de CEO na empresa

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais