Batatas, cebolas, ovos e legumes ajudam a conter a inflação em agosto

Queda nos Preços de Alimentos em São Paulo

O cardápio do consumidor paulista apresentou uma diminuição nos preços em agosto, de acordo com o Índice de Preços dos Supermercados (IPS). A pesquisa foi realizada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Entre os produtos que contribuíram para essa redução estão tubérculos, ovos e verduras.

Desempenho dos Produtos In Natura

Os itens do subgrupo de produtos in natura registraram uma deflação de 1,43% no mês de agosto e acumulam uma queda de 4,42% ao longo dos últimos 12 meses. O economista-chefe da Apas, Felipe Queiroz, ressaltou que "a sazonalidade favorável e a ampliação da oferta colaboraram para que os produtos in natura ajudassem a conter a pressão inflacionária".

Detalhamento da Queda nos Tubérculos

Entre os tubérculos, a queda nos preços foi significativa, totalizando uma diminuição de 6,98% em agosto. No acumulado do ano, essa retração atinge 13,83% e, nos últimos 12 meses, chega a 37,53%. No caso específico da batata, a redução foi de 5,49% nesse último mês, enquanto a cebola apresentou uma queda ainda mais acentuada, de 11,11%. Segundo Queiroz, "vivemos um cenário de abundância, com preços reduzidos graças a colheitas robustas e condições climáticas ideais".

Preços dos Ovos

Os ovos também mostraram uma redução significativa, com uma queda de 3,6% em agosto. Essa redução é a quinta consecutiva em um período de cinco meses. Contudo, mesmo com a recente diminuição, os ovos acumulam um aumento de 11,83% no ano e de 17,01% nos últimos 12 meses. O economista mencionou que "apesar do alívio recente, a pressão de custos com ração e energia ainda impacta o setor".

Tendência nos Preços das Verduras

As verduras, por sua vez, apresentaram uma queda de 5,82% em agosto, enquanto permanecem praticamente estáveis no acumulado do ano, com uma variação de 0,18% e uma leve alta de 1,42% nos últimos 12 meses. Essa estabilidade pode ser um indicativo de um período de oferta equilibrada, que não tem refletido grandes oscilações de preços neste segmento.

O cenário geral sugere que as medidas das entidades responsáveis pelo monitoramento de preços, como Apas e Fipe, podem auxiliar na compreensão das dinâmicas inflacionárias e na formação de expectativas dos consumidores.

Análise do Cenário Inflacionário

Com a redução nos preços de tubérculos, ovos e verduras, observam-se importantes mudanças na inflação alimentar em São Paulo. A repercussão dos preços mais baixos pode proporcionar um alívio ao consumidor e refletir a realidade das colheitas abundantes e do clima favorável, que estão contribuindo para a estabilidade e a redução dos preços dos alimentos.

Dessa forma, a análise da continuidade dessas tendências será fundamental para entender se a deflação nos itens mencionados irá se manter e qual impacto isso poderá ter no mercado de consumo local.

Fonte: veja.abril.com.br

Related posts

A situação financeira que pode atrapalhar o fechamento de capital da Gol.

Ouro pode chegar a US$ 5 mil por onça-troy em 2026, afirma Furlanetti à CNN

O risco de liquidez para investidores que mantêm ações da Gol.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais