Parceria entre Banco do Brasil e Nestlé
O Banco do Brasil e a Nestlé anunciaram uma parceria que disponibiliza R$ 100 milhões em linhas de crédito rural direcionadas a projetos de descarbonização em fazendas de leite que participam do programa Nature por Ninho.
Papel da Nestlé e Benefícios do Acordo
Por meio deste acordo, a Nestlé atuará como intermediária entre o Banco do Brasil, que oferece crédito rural para projetos de produção sustentável, e os produtores de leite. A iniciativa também visa proporcionar orientações aos produtores sobre a aplicação dos recursos em práticas regenerativas e de baixo carbono.
Com esta medida, a Nestlé busca incentivar sistemas alimentares regenerativos, com o objetivo de acelerar a transição para uma produção de leite de baixo carbono em todo o país.
Importância da Agricultura Regenerativa
Bárbara Sollero, responsável pela área de agricultura regenerativa da Nestlé, destacou a importância dessa abordagem: “A agricultura regenerativa é fundamental para zerarmos nossas emissões até 2050. Como a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, observamos que 70% das nossas emissões estão relacionadas aos ingredientes”.
Programa Nature por Ninho
Criado há mais de 15 anos, o programa Nature por Ninho conta atualmente com aproximadamente 1.000 produtores parceiros em todo o Brasil. Os produtores envolvidos são incentivados e remunerados pela implementação de práticas sustentáveis e regenerativas, sendo avaliados em quatro níveis de verificação: Bronze, Prata, Ouro e Diamante.
Na safra 2024/2025, as fazendas que obtiveram a classificação Ouro conseguiram reduzir em 16% a aplicação de nitrogênio sintético, além de diminuírem em 8% o custo de produção da silagem. Essas fazendas também cultivaram 47% mais variedades de espécies em comparação com fazendas convencionais e, como resultado, tiveram uma pegada de carbono 39% menor.
Fonte: www.moneytimes.com.br