Apoio dos Estados Unidos à Argentina
Os Estados Unidos estão preparados para tomar as medidas necessárias para oferecer apoio à Argentina, estando atualmente em negociações para estabelecer uma linha de swap de US$ 20 bilhões com o banco central do país. A afirmação foi feita pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, em um post publicado na plataforma X, na quarta-feira, dia 24.
Compras de Títulos e Linhas de Crédito
Bessent destacou que os EUA estão dispostos a comprar títulos argentinos que são denominados em dólares, assim que as condições do mercado permitirem. Além disso, o governo dos Estados Unidos também está preparado para disponibilizar uma linha de crédito considerável através do fundo de estabilização cambial.
Ferramentas para Enfrentar Especuladores
O secretário do Tesouro afirmou que a Argentina possui as ferramentas necessárias para combater os especuladores que visam desestabilizar os mercados do país com objetivos políticos.
Ações Relacionadas à Dívida
Além disso, Bessent afirmou que os Estados Unidos estão prontos para adquirir dívida do governo, seja ela secundária ou primária. O governo dos EUA está colaborando com a administração argentina para remover a isenção de impostos que atualmente beneficia os produtores de commodities que fazem a conversão de moeda estrangeira.
Conversações com o Presidente da Argentina
Em um post no Twitter, Bessent informou que se reuniu extensivamente com o presidente da Argentina, Javier Milei, e sua equipe sênior em Nova York. Ele reiterou que, conforme a declaração anterior do presidente dos EUA, Donald Trump, a nação americana está pronta para fazer o que for necessário para apoiar a Argentina e seu povo.
Avanços sob a Gestão de Milei
Scott Bessent citou que, sob a liderança de Milei, a Argentina tem dado passos significativos em direção à recuperação econômica.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br