Bessent fez as mesmas alegações que Trump citou para demitir Lisa Cook.

Situação Relativa às Residências de Scott Bessent

Scott Bessent, secretário do Tesouro dos Estados Unidos, uma vez aceitou designar duas casas como sua "residência principal" simultaneamente. Essa situação reflete uma alegação similar àquela que o ex-presidente Donald Trump apresentou ao tentar demitir a governadora do Federal Reserve, Lisa Cook, conforme relatado na quarta-feira.

Documentação e Residências Principais

Documentos revelam que, no mesmo dia em setembro de 2007, Bessent concordou que os imóveis localizados em Bedford Hills, Nova York, e Provincetown, Massachusetts, seriam considerados suas residências principais, de acordo com informações veiculadas pela Bloomberg. Da mesma forma, Cook assinou acordos de hipoteca reconhecendo que as casas em Ann Arbor, Michigan, e Atlanta eram ambas suas residências principais, conforme relatórios anteriores.

As assinaturas de Cook nesses documentos ocorreram em um intervalo de duas semanas durante o verão de 2021, antes de sua nomeação para o Conselho do Fed.

Alegações de Fraude e Consequências

O diretor da Agência Federal de Financiamento da Habitação, Bill Pulte, acusou repetidamente Cook de fraude hipotecária após disseminar documentos relacionados ao financiamento dela nas redes sociais em agosto. O Departamento de Justiça iniciou uma investigação sobre Cook após receber uma referência criminal de Pulte.

Em 25 de agosto, Trump anunciou que estava demitindo Cook com base nas acusações de Pulte. Cook, que entrou com uma ação judicial para bloquear sua remoção, nega as acusações de fraude hipotecária. Uma juíza do tribunal distrital dos EUA em Washington, D.C., e um tribunal de apelações federal decidiram que Trump não pode demitir Cook enquanto sua ação judicial estiver em andamento.

A tentativa de Trump de remover Cook ocorreu após meses de pressão fracassada sobre o Fed para cortar as taxas de juros.

Declarações de Bessent

Em uma entrevista em agosto com a Fox Business Network, Bessent foi questionado sobre a situação de Cook. Ele declarou: "Existem pessoas que acreditam que o presidente Trump está colocando pressão indevida sobre o Fed." Ele continuou: "E há pessoas como o presidente Trump e eu que pensamos que, se um funcionário do Fed cometeu fraude hipotecária, isso deve ser examinado, e que essa pessoa não deveria estar servindo como um dos principais reguladores financeiros da nação."

Diferenças nos Casos de Cook e Bessent

Um novo relatório da Bloomberg observou que as situações de Cook e Bessent não são idênticas. Enquanto Cook assinou pessoalmente seus acordos de hipoteca, os documentos de Bessent foram assinados em seu nome por um advogado. Além disso, ambas as hipotecas de Bessent foram com o mesmo banco, enquanto as hipotecas de Cook foram com dois bancos diferentes.

Contudo, existem indícios de que os credores estavam cientes das intenções reais de Bessent e Cook para os respectivos imóveis.

Análises de Empréstimos e Propriedades

A Reuters reportou na semana passada que uma estimativa de empréstimo de maio de 2021 indicava que Cook descreveu a propriedade em Atlanta como uma "casa de férias". Os representantes de Bessent forneceram à Bloomberg uma declaração do Bank of America, que afirmou que o credor compreendia "que as propriedades em Bedford e Provincetown eram residências secundárias".

A CNBC fez solicitações de comentários sobre o relatório da Bloomberg ao Departamento do Tesouro e à FHFA.

Declarações do Advogado de Bessent

Charles Rich, o advogado que representou Bessent nos acordos hipotecários de 2007, forneceu uma declaração à CNBC. Ele afirmou: "Eu fui o advogado e agente do Sr. Bessent sob uma Procuração feita em setembro de 2007, quando assinei uma hipoteca para financiar a compra de uma nova residência para o Sr. Bessent em Bedford Hills, Nova York, através de um empréstimo hipotecário."

Rich continuou: "Concomitantemente ao fechamento de 2007, eu executei uma segunda hipoteca em um imóvel localizado em Provincetown, MA, como garantia adicional." Ele destacou que "o Bank of America estava plenamente ciente de que a propriedade em Provincetown, MA, não era uma residência principal e dispensou qualquer exigência de que fosse usada dessa forma."

Ele também ressaltou que "não houve absolutamente nada de impróprio nas solicitações de empréstimo do Sr. Bessent, com as quais ele teve envolvimento mínimo, uma vez que delegou autoridade a mim como seu advogado e agente para fechar essas transações de empréstimo."

Related posts

Vance afirma que ‘fraude’ é generalizada no uso dos créditos tributários do ACA.

FAQ: Por que os Estados Unidos acabaram de oferecer um auxílio de $20 bilhões à Argentina?

A dominância da OpenAI é algo que Silicon Valley nunca testemunhou antes.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais