Contatos do Tesouro dos EUA com Países Aliados
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, revelou que tem estado em contato com países aliados e que se reunirá com eles ao longo desta semana. O objetivo dessa conversa será discutir ações em resposta aos controles de exportação impostos pela China sobre bens de terras raras.
Declarações sobre a China
Em entrevista à Fox Business, Bessent declarou: “Isto é a China contra o mundo” e expressou a esperança de receber apoio da Índia e de outros parceiros nesse embate. Ele analisou que Pequim parece estar "aberta à discussão" sobre questões comerciais, mas considerou a reimposição de controles de exportação como uma "ação provocativa", especialmente enquanto as negociações com os EUA ainda estão em andamento.
Reação dos EUA e Expectativas Futuras
Bessent destacou que os Estados Unidos têm reagido de maneira agressiva frente aos controles de exportação da China e ainda espera um encontro com seu homólogo chinês na Ásia. Este encontro está previsto para ocorrer antes da reunião entre o presidente americano, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping.
Reunião entre Líderes
Inicialmente, um encontro entre Trump e Xi era esperado no contexto da cúpula da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec), que ocorrerá na Coreia do Sul no final de outubro. Contudo, na sexta-feira, o presidente americano havia ameaçado cancelar essa reunião, demonstrando forte insatisfação com as atitudes de Pequim. Apesar disso, sua abordagem em relação a Xi Jinping suavizou-se no domingo, quando Trump fez uma publicação em suas redes sociais.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br