Análise da Proposta do Secretário do Tesouro sobre o Federal Reserve
Revisão das Funções do Federal Reserve
O Secretário do Tesouro, Scott Bessent, declarou que o Federal Reserve deve ser despojado de suas funções de regulamentação dos bancos do país. Essa afirmação foi feita em um ensaio publicado na última sexta-feira.
Desvio da Missão Primordial do Banco Central
No artigo publicado no Wall Street Journal, Bessent argumentou que o banco central se afastou do que ele considera sua missão essencial, que abrange a promoção do pleno emprego, a manutenção de preços estáveis e a garantia de taxas de juros moderadas a longo prazo.
Crítica à Atuação do Federal Reserve
A afirmação do alto oficial econômico da administração do presidente Donald Trump reitera uma ideia que ele vem defendendo há meses: o Federal Reserve ultrapassou seus limites ao aceitar a responsabilidade pela regulamentação bancária. Segundo ele, essa situação deve ser corrigida.
Conflito de Interesses
Bessent ressalta que o Federal Reserve atualmente regula, empresta e determina a rentabilidade dos bancos que supervisiona, o que cria um conflito de interesses que prejudica a responsabilidade e a independência do órgão. Ele acrescenta que é necessário uma revisão honesta, independente e não partidária de toda a instituição, que deve incluir aspectos como política monetária, regulamentação, comunicações, pessoal e pesquisa.
Evolução da Supervisão e Regulamentação Bancária
Desde a sua criação na forma atual em 1913, a supervisão e regulamentação bancária não faziam parte das responsabilidades centrais do Federal Reserve. Contudo, ao longo do tempo e em meio a crises como a Grande Depressão e a Grande Recessão, o banco central foi progressivamente incumbido de maior supervisão sobre os bancos do país.
Interconexão Entre Estabilidade Bancária e Economia
Defensores do Federal Reserve argumentam que a solidez do sistema bancário está interligada à estabilidade financeira do país, o que é parte da missão do banco central.
Estrutura Atual da Supervisão Bancária
Atualmente, a supervisão e regulamentação de bancos é uma função compartilhada entre o Federal Reserve, a Corporação Federal de Seguro de Depósito e o Escritório do Controlador da Moeda.
Incertezas Sobre a Revisão Proposta
Não está claro quem conduziria essa "revisão" do Federal Reserve e quais seriam seus detalhes. Em uma entrevista dada à Fox Business no dia 27 de agosto, Bessent afirmou que incentivou o presidente Jerome Powell a realizar um exame interno antes que uma revisão externa ocorra.
Declarações de Jerome Powell
Durante uma conferência sobre regulamentação bancária realizada em julho na sede do Federal Reserve, Powell afirmou que regras bancárias eficientes "ajudam a manter um sistema bancário seguro, sólido e eficiente, em benefício das pessoas que servimos".
Dependência do Congresso
Powell tem enfatizado que quaisquer mudanças nas funções ou na estrutura do Federal Reserve – como sua ênfase na promoção do pleno emprego ou sua capacidade de regular bancos – devem ser decididas pelo Congresso.
Críticas ao Modelo Atual de Supervisão
Embora Powell tenha manifestado críticas à supervisão e regulamentação de bancos estarem sob a responsabilidade de um único membro do Conselho de Governadores do Federal Reserve, que é designado como vice-presidente.
A Visão de Powell sobre a Estrutura regulatória
Durante uma audiência em fevereiro, Powell explicou: "Temos um grupo de sete pessoas no conselho e, à medida que as nomeações mudam, haverá algumas mudanças na abordagem da regulamentação. Colocar tudo nas mãos de uma única pessoa, que recomenda ao conselho, pode levar a uma certa volatilidade… e isso não é bom para as instituições que queremos regular".
Responsabilidades Atuais da Vice-Presidência de Supervisão
Atualmente, a vice-presidente de supervisão, Michelle Bowman, é a responsável pela supervisão bancária no Federal Reserve. Essa posição foi criada por Trump no início deste ano, e ela iniciou uma revisão abrangente dos requisitos de capital para os maiores bancos do país.