Desafios do Federal Reserve
Na segunda-feira, a presidente do Federal Reserve de Cleveland, Beth Hammack, afirmou que o banco central dos Estados Unidos enfrenta desafios ao tentar equilibrar o combate à inflação persistente e a proteção dos empregos.
Preocupações Com a Inflação
"Em relação à inflação neste momento, continuo preocupada com a situação atual", disse Hammack durante uma entrevista ao programa "Squawk Box Europe" da CNBC. "Estamos há mais de quatro anos e meio fora do cumprimento de nosso mandato em relação à inflação, que tem como objetivo 2%. Percebo que ainda temos pressão inflacionária, tanto no índice geral quanto no núcleo, e particularmente, onde estou mais preocupada, é que estou observando isso nos serviços", acrescentou.
Desafios nas Taxas de Juros
Quando questionada se seria um erro o Federal Reserve cortar as taxas de juros, considerando o cenário econômico, Hammack descreveu a situação como "um momento desafiador para a política monetária", afirmando que o banco central americano enfrentava pressão de ambos os lados de seu mandato.
Seu comentário ocorre logo após dados econômicos mais fortes do que o esperado, que parecem ter diminuído as esperanças de Wall Street em relação a um afrouxamento monetário significativo.
Decisão Recente do Fed
O Fed aprovou uma redução de taxa amplamente antecipada no início deste mês, diminuindo sua taxa de juros de referência em um quarto de ponto percentual, levando a faixa para 4,00%-4,25%, e sinalizou que duas novas reduções estão previstas até o final do ano. No entanto, um conjunto robusto de dados econômicos desde então fez com que os investidores ajustassem suas expectativas em relação a cortes rápidos nas taxas.
Dados Econômicos Recentes
A inflação básica nos Estados Unidos permaneceu praticamente inalterada em agosto, de acordo com dados divulgados na última sexta-feira. O índice de preços de gastos com consumo pessoal (PCE) registrou um aumento de 0,3% no mês, resultando em uma taxa de inflação anual de 2,7%, conforme informou o Departamento de Comércio na semana passada.
Excluindo alimentos e energia, o nível de preços do núcleo do PCE foi de 2,9% em termos anuais, após um aumento de 0,2% no mês. Hammack já havia sugerido anteriormente que hesitaria em reduzir as taxas de juros enquanto a inflação continuar a ser uma ameaça.
Advertências do Presidente do Fed
Recentemente, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, alertou sobre um caminho complicado à frente em relação às taxas de juros. "Os riscos de curto prazo para a inflação estão inclinados para cima, e os riscos para o emprego estão inclinados para baixo — uma situação desafiadora", disse Powell em 23 de setembro durante um discurso para líderes empresariais em Providence, Rhode Island.
"Riscos de duas frentes significam que não existe um caminho livre de riscos", acrescentou.
Fonte: www.cnbc.com