Bill Gates e a Indústria de IA
Bill Gates alertou que algumas empresas de inteligência artificial (IA) com avaliações muito altas poderão enfrentar dificuldades no setor altamente competitivo de IA, à medida que investidores ponderam sobre possíveis bolhas financeiras.
Visão Geral do Impacto da IA
"A IA é a coisa mais importante em andamento", afirmou o fundador da Microsoft e filantropo em uma entrevista à CNBC com Tania Bryer, durante o Abu Dhabi Finance Week. Este cenário se desenrola em um contexto de elevados gastos de capital e uma série de negócios circulares que têm gerado apreensão no mercado.
Gates expressou sua preocupação ao afirmar: "Isso significa que todas essas empresas com altas avaliações serão vencedoras? Não, a competição será feroz." Ele acrescentou que "a IA é apenas uma bolha no sentido de que nem todas essas avaliações acabarão aumentando. Algumas delas terão queda."
Potencial Transformador da IA
Gates ressaltou que a inteligência artificial é "uma tecnologia profundamente significativa que irá remodelar o mundo. Não há a menor dúvida sobre isso." Ele observou que muitas empresas de IA possuem avaliações muito além da média. Por exemplo, empresas como Palantir e Tesla apresentam uma relação preço/lucro (P/L) superior a 200, em comparação com uma média de cerca de 25 para as empresas do índice S&P 500.
Recentemente, os mercados globais experimentaram quedas em novembro, à medida que as apreensões sobre uma possível bolha ganharam força. Gates também comentou que "uma porcentagem razoável dessas empresas não terá o valor que atualmente está atribuído a elas."
Benefícios da IA na Sociedade
Apesar da volatilidade observada em algumas partes do setor de IA, Gates acredita que a inteligência artificial trará mudanças fundamentais e positivas para a sociedade. "É algo profundo e real que proporcionará todos esses benefícios, incluindo saúde, educação e agricultura, nos quais estamos trabalhando? Absolutamente, ninguém deveria ter dúvidas sobre isso."
Compromissos do Fundo Gates
Nesta semana, a Fundação Gates, juntamente com outros líderes internacionais e filantropos, comprometeu-se a investir US$ 1,9 bilhão na luta contra a pólio. O objetivo é fornecer vacinas para milhões de crianças e fortalecer os sistemas de saúde para proteger contra outras doenças evitáveis.
Gates previu que o próximo ano será significativo para a saúde global. Ele comentou: "Podemos aproveitar essas promessas maravilhosas que acabamos de receber e garantir que as utilizemos de forma muito eficaz. Será um ano em que estaremos testando muitas dessas ferramentas de IA, como o médico virtual, apoiando todos os dialetos africanos, o consultor agrícola… a maioria das pessoas na África são agricultores que possuem lotes muito pequenos de terra e hoje têm uma produtividade muito baixa."
Gates concluiu dizendo: "Queremos aumentar dramaticamente a produtividade deles, e acreditamos que isso é viável."
Fonte: www.cnbc.com