BNDES Abre Consulta para Financiamento do Plano Brasil Soberano
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que, na próxima sexta-feira (21), iniciará a consulta para que fornecedores e empresas exportadoras brasileiras que foram afetadas pela recente imposição de tarifas pelo governo dos Estados Unidos verifiquem se são elegíveis para receber financiamento por meio do Plano Brasil Soberano.
Aprovações de Crédito
Até o momento, as aprovações de crédito dentro deste programa já se aproximam de R$ 8 bilhões. Essa quantia reflete o esforço do banco em fornecer suporte financeiro às empresas impactadas pelo cenário internacional.
Expansão do Público Elegível
O BNDES lembrou que, no último dia 13, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a ampliação do público que poderá acessar as linhas de crédito de socorro do governo brasileiro. Essa expansão inclui tanto fornecedores de exportadores quanto empresas que sofreram impacto, igual ou superior a 1% do seu faturamento, devido à aplicação das tarifas estabelecidas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Declarações do Presidente do BNDES
Em uma nota oficial, Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, afirmou: "Por determinação do presidente Lula, o BNDES tem atuado para mitigar os impactos do tarifaço do governo Trump na economia brasileira, protegendo nossas empresas e os empregos. Foram aprovados mais de R$ 7,7 bilhões em crédito no âmbito do Plano Brasil Soberano."
Acesso à Consulta de Elegibilidade
As empresas e fornecedores poderão verificar se são elegíveis para o crédito a partir das 8 horas desta sexta-feira (21), acessando o site oficial do BNDES, disponível em https://www.bndes.gov.br/elegibilidade-brasil-soberano.
Procedimento para Autenticação
Os interessados serão submetidos a um processo de autenticação na plataforma GOV.BR, que deve ser realizado exclusivamente através do certificado digital da empresa. Após a autenticação, o sistema informará se a empresa em questão é ou não elegível e quais soluções do Plano Brasil Soberano podem ser solicitadas. Após obter o resultado da consulta, fornecedores e exportadores serão orientados a procurar instituições financeiras credenciadas para solicitar o apoio financeiro necessário.
Conclusão
Dessa forma, as medidas do BNDES visam proporcionar um suporte significativo às empresas brasileiras em um momento desafiante, em resposta aos efeitos das tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br