Bolsas asiáticas sobem, com destaque para o Japão após decisão do BoJ e convocação de eleição antecipada

Fechamento das Bolsas Asiáticas

As bolsas asiáticas encerraram suas atividades em alta nesta sexta-feira, 23 de setembro. O mercado de Tóquio apresentou um crescimento após o Banco do Japão confirmar as expectativas ao manter a taxa básica de juros inalterada. O índice japonês Nikkei registrou um aumento de 0,3%, fechando a 53.846,87 pontos.

Políticas Monetárias no Japão

O Banco Central japonês decidiu manter sua política monetária sem alterações em meio a um cenário político caracterizado por preparativos para uma eleição antecipada. A ministra das Finanças do Japão, Satsuki Katayama, confirmou as expectativas ao anunciar a dissolução da Câmara Baixa do Parlamento nesta sexta-feira, preparando o terreno para a realização de uma eleição antecipada marcada para o dia 8. Essa situação gera apreensão em relação a promessas que podem sobrecarregar ainda mais o quadro fiscal do país.

De acordo com o presidente do Banco Central do Japão, Kazuo Ueda, ainda é prematuro avaliar o impacto total dos aumentos anteriores nas taxas de juros. Ele observou que as condições financeiras no Japão continuam favoráveis, apesar das mudanças na política monetária.

Desempenho do Setor de Tecnologia

As ações de tecnologia na Ásia apresentaram queda após a Intel, com sede na Califórnia, registrar um declínio de 13% no pregão estendido nos Estados Unidos. O motivo foi a previsão de resultados abaixo das expectativas para o trimestre atual, apesar de a empresa ter superado as projeções de lucro no quarto trimestre no dia anterior. Na bolsa japonesa, o SoftBank Group teve uma queda de 1,2%, enquanto a Lasertec viu suas ações recuarem 5,8%.

Situação do Mercado Chinês

No mercado chinês, o índice Xangai Composto fechou com uma leve alta de 0,3%, encerrando aos 4.136,16 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, menos abrangente, subiu 1,2%, alcanzando 2.746,01 pontos.

Mercado em Hong Kong

No índice Hang Seng, houve um avanço de 0,45%, fechando a 26.749,51 pontos. As ações do HSBC apresentaram uma leve alta de 0,23%. O banco recebeu a aprovação da Suprema Corte para fechar o capital do Hang Seng Bank, uma operação que deve ser efetivada em 26 de janeiro.

Desempenho em Taiwan

O índice Taiex em Taiwan registrou um aumento de 0,7%, fechando a 31.961,51 pontos. A Compeq Manufacturing teve uma valorização significativa de 10%, seguida pela MediaTek, que subiu 9,8%. Por outro lado, a Powerchip apresentou uma queda acentuada de 8%.

Resultados em Seul e na Oceania

Em Seul, o índice Kospi fechou em alta pela terceira sessão consecutiva, com um ganho de 0,8%, terminando a 4.990,07 pontos. Na Oceania, o mercado australiano também teve valorização, com o índice S&P/ASX 200 crescendo 0,13%, fechando a 8.860,10 pontos.

Fonte: www.moneytimes.com.br

Related posts

5 Ações para Investir Esta Semana e Superar o Desempenho do Ibovespa, Segundo a Terra

Os FIIs mais populares da bolsa oferecem rendimentos de até 32%; confira o ranking.

Embraer (EMBR3) e Adani Defence expandem parceria para montagem final do jato E175 na Índia

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais