Calendário do PIS/Pasep 2026
O calendário do PIS/Pasep 2026 foi oficialmente estabelecido e traz informações relevantes para milhões de trabalhadores. Os pagamentos do abono salarial terão início em 15 de fevereiro de 2026, com término previsto para 15 de agosto do mesmo ano. Esse cronograma foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Início dos Pagamentos do PIS/Pasep em 2026
De acordo com o calendário oficial, os depósitos irão começar no dia 15 de fevereiro e serão realizados de forma escalonada até o encerramento em 15 de agosto de 2026.
O governo estima que aproximadamente 26,9 milhões de trabalhadores serão beneficiados, com um montante total de R$ 33,5 bilhões sendo disponibilizado ao longo do ano.
Consulta ao Direito ao Abono Salarial
Antes do início dos pagamentos, os trabalhadores terão a oportunidade de verificar se têm direito ao abono salarial.
As consultas estarão disponíveis a partir de 5 de fevereiro de 2026 e poderão ser realizadas através de diferentes canais:
- Carteira de Trabalho Digital (aplicativo)
- Portal Emprega Brasil, disponível no gov.br
Nesses canais, os trabalhadores poderão consultar o valor do benefício, a data de pagamento e o banco responsável pelo crédito.
Quem Tem Direito ao Abono Salarial?
O abono salarial/PIS destina-se a trabalhadores que atendem a determinadas condições. Para ter direito ao benefício, é necessário que os trabalhadores:
- Tenham trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada ou como servidores públicos;
- Tenham recebido, em média, até dois salários mínimos mensais;
- Tenham exercido atividade para um empregador que contribui para o PIS ou o Pasep.
Em 2026, o pagamento do abono salarial será referente ao ano-base de 2024, respeitando a regra de defasagem de dois anos.
Locais de Pagamento do PIS e Pasep
O pagamento do abono é realizado através de duas instituições financeiras:
- Banco do Brasil (Pasep): servidores públicos recebem por meio de crédito em conta, através de PIX ou TED. Aqueles que não possuem conta no banco devem comparecer presencialmente às agências do BB para realizar o saque.
Atenção aos Valores Não Sacados
Apesar do alto índice de cobertura, uma parte dos recursos acaba sendo esquecida. Em 2025, por exemplo, aproximadamente 154 mil benefícios ainda não haviam sido sacados, totalizando R$ 161 milhões.
Aqueles que não retirarem os valores dentro do calendário regular terão um prazo de até cinco anos para efetuar o saque, inclusive podendo ser retirados por dependentes, em caso de falecimento do titular.
Fonte: www.moneytimes.com.br