Aquisição do Banco Master pelo BRB
A aquisição do Banco Master pelo BRB deve ser concretizada nesta semana. A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) discute nesta terça-feira (19) com a gestão do banco o projeto de lei que autoriza a instituição a adquirir participação em instituições financeiras no Brasil e no exterior. A expectativa é que, amanhã, o Banco Central dê seu parecer sobre o negócio.
Detalhes da Operação
A operação, que envolve a compra do Banco Master, deve ser concluída ainda nesta semana após meses de negociações, idas e vindas, e esclarecimentos a órgãos reguladores, que ainda precisam dar o aval final. Se confirmada, será a transação mais relevante do setor bancário nos últimos anos.
Pelo acordo anunciado em 28 de março, o BRB pagará R$ 2 bilhões por 58% do capital do Banco Master, o que inclui 49% das ações ordinárias e a totalidade das ações preferenciais.
Declarações do Presidente do BRB
Em entrevista exclusiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC na segunda-feira (18), o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, afirmou que a aprovação do projeto de lei pela CLDF é um passo essencial para avançar no processo. Ele destacou que a medida fortalece o arcabouço legal e garante segurança jurídica para a operação.
“Esperamos que a Câmara Legislativa tenha uma discussão estruturada sobre o projeto de lei e que ele seja aprovado o mais rápido possível”, disse.
O executivo ainda afirmou que, com a incorporação, o conglomerado deve alcançar de imediato cerca de 15 milhões de clientes, número que pode chegar a 25 milhões nos próximos cinco anos.
Impacto nos Correntistas
Segundo Paulo Henrique Costa, não haverá mudanças imediatas para os correntistas. As alterações devem ocorrer apenas após a integração das operações, momento em que os clientes terão acesso a um portfólio ampliado de produtos e serviços.
Ele destacou também a complementariedade entre as duas instituições. Enquanto o BRB tem uma atuação mais forte em crédito imobiliário, consignado, cartões e seguros, o Banco Master é consolidado em câmbio, mercado de capitais e grandes empresas.