Reação da União Europeia às Tarifas dos EUA
O chanceler alemão, Friedrich Merz, afirmou nesta segunda-feira (19) que a União Europeia (UE) está preparada para responder diante de "tarifas irracionais" impostas pelos Estados Unidos.
Declarações de Merz sobre as Tarifas
Merz destacou que a UE não deseja uma escalada nas tensões comerciais e reiterou: "Não queremos essa escalada. Não queremos uma disputa comercial com os Estados Unidos". No entanto, ele também enfatizou que a União Europeia está pronta para agir, caso as tarifas sejam consideradas indevidas, afirmando: "Mas se formos confrontados com tarifas que consideramos irracionais, então somos capazes de responder".
Esses temas estarão em pauta na Cúpula da União Europeia, que ocorrerá em Bruxelas na quinta-feira (22). Merz informou ainda que pretende se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quarta-feira (21).
Tarifas Anunciadas por Donald Trump
No sábado (17), Donald Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 10% sobre os países que enviaram tropas à Groenlândia para participar de exercícios militares, especificamente na Operação Arctic Endurance. Essa declaração foi feita após o presidente americano ter ameaçado anexar a ilha.
Os países afetados pelo anúncio de Trump incluem Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia, todos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). As tarifas entrarão em vigor a partir do dia 1º de fevereiro, com aumento para 25% a partir de junho.
Trump afirmou que a tarifa será aplicada até que um acordo seja alcançado para a compra total da Groenlândia.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br