Retomada da Importação de Carne de Frango
A China indicou ao governo brasileiro a intenção de retomar a importação da carne de frango produzida no Brasil em um curto espaço de tempo. A informação foi divulgada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em uma coletiva com jornalistas, realizada nesta quinta-feira, 11.
Suspensão das Compras
A interrupção das compras ocorreu após a detecção de um caso de gripe aviária em uma grande granja no Rio Grande do Sul. Essa situação levou a China a suspender temporariamente a importação do produto brasileiro, criando preocupações em relação à exportação de carne de frango para o país asiático.
Pleito do Ministro Fávaro
Durante a cúpula dos Brics, que ocorreu em julho no Rio de Janeiro, o ministro Fávaro fez um apelo ao primeiro-ministro da China, Li Qiang, para que o mercado chinês fosse reaberto para a carne de frango brasileira. Naquele momento, Li Qiang garantiu que as autoridades chinesas iriam avaliar a situação “o mais rápido possível”, conforme relatou o ministro.
Reconhecimento da União Europeia
No início deste mês, a União Europeia reconheceu que o Brasil está livre da gripe aviária. Esse reconhecimento facilita a possibilidade de o bloco voltar a importar carne de frango brasileira, um passo importante para a recuperação do mercado.
Outros Mercados Retornando
Em agosto, o Chile e a Arábia Saudita, que são dois destinos significativos para a carne de frango brasileira, também retiraram restrições temporárias à importação do produto. Essas decisões estão alinhadas ao reconhecimento internacional da situação sanitária do Brasil.
Ratificação da OMSA
A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) já ratificou a autodeclaração do Brasil como livre da influenza aviária de alta patogenicidade em granjas comerciais. Isso significa que as autoridades internacionais aceitam a afirmação do Brasil sobre a ausência da doença, o que, por sua vez, pode gerar mais confiança nos mercados.
Detecção e Resposta ao Caso de Gripe Aviária
O caso de gripe aviária em uma granja comercial foi identificado no dia 16 de maio. Após um período de vazio sanitário, no qual as granjas se mantêm desiguais para evitar a propagação de doenças, o Brasil declarou-se livre da gripe aviária em junho. Essa rápida resposta às preocupações sanitárias demonstra a capacidade do país em controlar situações similares, o que pode ser um fator positivo para a confiança dos importadores internacionais no produto brasileiro.